SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 6 de maio de 2022

I Conferência Municipal debate avanços, desafios e perspectivas para a juventude de Fronteiras; fotos




Por Da Redação





A cidade Fronteiras sediou na manha desta quinta-feira (05), a I Conferência Municipal da Juventude. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde através da Prefeitura, com apoio da Secretaria de Juventude do município, em parceira com a Coordenadoria de Juventude e Governo do Estado.

O tema trabalhado no evento foi “Avanços, desafios e perspectivas: construindo um novo tempo para a juventude fronteirense”.

A realização da Conferência objetiva fortalecer a relação entre o governo e sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle, da Política Municipal, Estadual e Nacional da Juventude, além de promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial dos jovens, na formulação e controle das políticas públicas de juventude.

Além disso outro objetivo é divulgar, debater e avaliar os parâmetros e as diretrizes da política municipal, de estado e a nível nacional. Entre estes está também o de indicar prioridades de atuação do Poder Público na consecução da política no município e no estado.

Após a acolhida e credenciamento dos participantes, execução dos hinos nacional, estadual e municipal, e a composição da mesa de honra, houve o pronunciamento do prefeito Eudes Ribeiro. Em sua fala fez uma reflexão dos tempos modernos e da necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude.

“É necessário uma identidade firme e determinante em ações que possam também contribuir para que a nossa juventude não tenha seus direitos perdidos […] hoje não é fácil lidar com a juventude em tempos tão modernos que tem mudança de postura, comportamentos, de visão”, destacou Eudes fazendo reflexão sobre a necessidade de trabalhar as públicas.

A secretária de Juventude de Fronteiras, Maria Alice, ao cumprimentar os presentes e agradecer aos colaboradores destacou a importância e um dos objetivos da Conferência.
PUBLICIDADE


“Nosso objetivo é inserir cada jovem da nossa cidade no conjunto social fronteirense para que possa atuar de forma protagonista e efetiva”, finalizou mencionando a frase do pensador Wallace Barbosa.

A leitura do Regimento Interno foi proferida por Mateus Soares.

Após aprovação do regimento foi ministrada a palestra magna por Eduardo Alemão, que é assessor técnico da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude do Piauí. Em entrevista, Eduardo destacou que a palestra busca instigar os jovens a compreender o que eles querem e as soluções, para que o Poder Público implemente.

“Agradeço ao município de Fronteiras por abrir as portas e podermos estar aqui em nome do Governo do Estado e Coordenadoria de Juventude, porque a conferência vem para buscar melhorias para esses jovens, dar voz, e que a gente possa de fato interagir onde eles mais necessitem, seja na área da saúde, educação, segurança, esporte”, destacou.

Durante a conferência, além do prefeito, da secretária de Juventude e do palestrante, o padre Gildo Coelho fez uso da palavra onde destacou que a juventude deve ser uma prioridade.

“O município de Fronteiras que se preocupa e se organiza com uma secretaria de juventude para melhoria e desenvolvimento dos nossos jovens é motivo de alegria, frisou o sacerdote.

Na conferência houve divisão de grupos de trabalho e socialização destes, bem como elaboração, discussão e eleição de propostas para a criação do Plano Municipal de Juventude. Ao final foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual de Juventude.

Os delegados eleitos são: Neidjane e Luís Gustavo. Na suplência foram escolhidos Luísa Clarisse e Kauet Keven.

Estiveram presentes além do prefeito Eudes Ribeiro; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zildênia Ribeiro; o vice-prefeito, Gernilson Sobrinho; a secretária de Juventude, Maria Alice; o padre Gildo Coelho (pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Igreja Católica); o chefe de Divisão Cultural, Rauni Sousa; o secretário de Saúde, Dr. Antônio Neto; a coordenadora técnica da Cojuv, Maria Simone; a mobilizadora do NUCA e representante do Selo Unicef, Michely Paiva; o palestrante Eduardo Alemão; o assessor técnico do Cojuv, Robson Melo; a adolescente do NUCA, Luisa Clarisse; a representante das Mães TEA de Fronteiras, Eva Bezerra; a coordenadora de Vigilância Sanitária, Iaponira; o coordenador geral de limpeza, Zezé Bezerra; a representante do Jurídico Municipal, Bruna Monique; a coordenadora do CRAS, Eudiná Ribeiro; o representante da Juventude da Igreja Evangélica, Gesiel Antônio; e o presidente do Conselho Tutelar, Stalone Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fogões a gás são um perigo para a saúde?

Gourmets e gastrônomos da Europa louvam as vantagens de cozinhar com gás. Mas estudo recente mostra que, além de contribuir para o efeito es...