SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Professor potengiense tem música como trilha sonora de um docudrama gravado no estado do Tocantins.


www.potenginainternet.com


O professor Francisco José de Oliveira, popularmente conhecido como Professor Manicô, tem a sua música “Educação de Qualidade(?)” como trilha sonora do longa metragem “Luiz Nunes: Um Educador Inesquecível”; o filme retrata a vida de um professor que lecionou nas décadas de 60, 70 e 80 e que, com a sua obstinação, muita força de vontade e o desejo de ajudar às pessoas, se muda para uma localidade e, em meio a todas as dificuldades, inicia uma escola.



A música Educação de Qualidade do professor Francisco José de Oliveira (Manicô) foi escolhida para ser trilha sonora de um filme gravado no estado do Tocantins.






A música do professor potengiense foi encontrada pelo cineasta Antonio Souza, que também atua no papel do educador Luiz Nunes, através de pesquisa Google. Ao ouvir a canção, a qual considerou “um hino de luta dos professores”, o produtor a achou perfeita para o filme e então começou a maratona para conseguir a autorização. Inicialmente tentou encontrar o autor da música pelo Facebook, mas foi em vão. Entrou, então, em contato com o Professor Haroldo, em Fortaleza que conseguiu contato com alguns radialistas cearenses e, através de grupos de WhatsApp, por fim, conseguiu-se o contato do Professor Manicô.



Clique na imagem para ampliar.






Em seguida, o cineasta entrou em contato com o Professor Manicô, falou da produção do filme, fez elogios à música e perguntou da possibilidade de utilizá-la como trilha sonora do seu filme, o que foi prontamente aceito pelo autor da canção.



Clique na imagem para ampliar.




A história da música “Educação de Qualidade(?)” tem seu início no ano de 2006 quando o Professor Manicô encontra em um jornal o anúncio de um concurso, o I Festival de Música Talentos da Educação, a se realizar em Fortaleza-CE. O professor resolveu participar do evento e, escreveu a letra da canção; ele já havia composto a melodia. A música foi classificada para a final que aconteceria no dia 17 de julho de 2006, no Teatro José de Alencar.






A organização do festival disponibilizou para os finalistas uma Banda Base para o acompanhamento, entretanto, o Professor Manicô decidiu que levaria sua própria banda: a Banda Ferrerus, formada por músicos da cidade de Potengi: Rosemberg (sanfona e flauta), Saymon (contrabaixo), Erivan (guitarra), Marcelo (zabumba) e Chiquinho (triângulo).

A música faz parte do CD IFESTIVAL DE MÚSICA TALENTOS DA EDUCAÇÃO juntamente com mais 14 outras canções que falam de educação. O lançamento na cidade de Potengi, aconteceu em dezembro de 2006, com a presença do Professor Haroldo Holanda, coordenador geral do festival e do cantor Henrique Torres, intérprete da canção Alvorada de Vida, também presente no CD.

Os potengiense terão a oportunidade de assistir ao docudrama, Luiz Nunes, Um Educador Inesquecível” e, rever a música Educação de Qualidade(?), quando o filme for exibido nas escolas da cidade; o que acontecerá quando o retorno das aulas presenciais.



Clique na imagem para ampliar.




O filme mostra como a educação era feita naquela época, métodos, disciplina, o respeito ao professor, algo muito diferente do que se vê nos dias atuais. Vale a pena assistir. Fique atento ao período de exibição e aproveite a oportunidade.

Site; Potengi Na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo aproveita votação ‘a toque de caixa’ de ajuda ao RS e tenta criar 160 funções no STF

Projeto original não tinha relação com a tragédia no Rio Grande do Sul e aguardava despacho no Planalto desde 19 de abril; somente nesta sem...