O Sesc Ceará faz uma homenagem ao Mestre Espedito Seleiro, que comemora 85 anos nesta terça-feira, 29 de outubro. Com uma celebração de renovação e muita música, a Instituição reforça a importância de um dos mais importantes artesãos do País e reconhecido como um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. A comemoração acontece no Museu do Ciclo do Couro Memorial Espedito Seleiro, em Nova Olinda, no Cariri.
Nascido em 29 de outubro de 1939, na cidade de Arneiroz, Espedito Seleiro herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios. Ele tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças. Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do Sertão, agregando as técnicas tradicionais do seu ofício à sua inventividade.
Foi a partir de suas peças únicas que Mestre Espedito ganhou notoriedade, conquistando as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no País. Em 2014 foi inaugurado o seu Museu, sendo o pioneiro, dando início ao projeto de tornar patrimônio as casas oficinas, transformando-as em museus orgânicos.
A comemoração contará com uma celebração da renovação, a partir das 18h, seguido da apresentação de um show de repentes e canções, às 20h e finalizando com o cantor Vicente Neto, às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário