sábado, 19 de outubro de 2024
Chá de casca de abacaxi: veja para que serve e como fazer
Segundo especialista, a bebida contém fibras, vitaminas, minerais e bromelina, uma enzima digestiva de potencial antioxidante
Escrito por Raísa Azevedo , raisa.azevedo@svm.com.br
Legenda: O chá tem ação diurética, anti-inflamatória e auxilia na digestão
Foto: Shutterstock
O abacaxi, fruta cítrica de nome científico Ananas comosus, é rico em fibras, vitaminas, minerais e bromelina, uma enzima digestiva e também de potencial antioxidante. No processo de decocção (fervura), parte dessas substâncias vai para o chá da fruta, o que confere a ele diversos benefícios em estudo na ciência, ressalta a nutricionista Andressa Fontes*.
Benefícios
Por conter bromelina, um grupo de enzimas do complexo proteolítico que quebra proteínas, o abacaxi e o seu chá têm o efeito de auxiliar na digestão. Por isso, a fruta é comumente servida com comidas mais gordurosas, como a feijoada.
Além disso, a substância é considerada diurética e depurativa, sendo utilizada no tratamento de hematomas e contusões.
A bromelina tem ainda um efeito expectorante e de mucosidades no sistema respiratório. Na indústria farmacêutica, há medicações com bromelina, como xaropes expectorantes. Os expectorantes caseiros também podem auxiliar no quadro de congestionamento das vias respiratórias.
Legenda: O chá tem um sabor adocicado e de ótima aceitação. Ele combina com canela
Foto: Shutterstock
Segundo a especialista, pesquisas recentes avaliam o efeito antiparasitário da bromelina, como também a ação anti-inflamatória e anticancerígena. Andressa Fontes ressalta, no entanto, que esses efeitos estão sendo estudados e ainda não há uma indicação terapêutica.
Diversas pesquisas também comprovam o efeito antibacteriano dos compostos bioativos presentes no chá.
Serve para tratar infecção urinária?
O efeito diurético, por vezes, é associado ao tratamento de infecção urinária. A nutricionista salienta que a ação do chá de abacaxi é de coadjuvante, uma vez que ele possui efeito diurético e pode auxiliar nos sintomas, mas não deve substituir o tratamento medicamentoso quando recomendado por médico.
Serve para ‘desinchar’ ou emagrecer?
A ação diurética ajuda no controle da pressão das artérias e na retenção de líquidos, causando uma sensação de "desinchaço", mas esse efeito é diferente de emagrecer, uma vez que o emagrecimento está associado à redução da gordura e não à perda de líquido do corpo.
"Muitas pessoas confundem perder peso com emagrecimento. É sempre importante lembrar que o efeito diurético é agudo quando se toma o chá, mas é imprescindível saber a causa: qual o motivo para retenção de líquidos? E buscar tratar a causa", esclareceu a profissional.
Andressa Fontes aconselhou ainda evitar o uso excessivo de diuréticos e ressaltou a importância de se hidratar e ter uma alimentação balanceada, com redução de alimentos processados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rombo nas contas públicas é desafio para prefeitos que assumem em 2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Só em relação aos governos regionais, o rombo chega a R$ 435 milhões, em agosto de 2024 O setor públ...
-
D2: Aiuaba realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid POSTADO EM 17 OUT 2021 0 Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsAp...
-
História por Redação • Um asteroide considerado “potencialmente perigoso” passará perto da Terra nesta segunda-feira, 12, segundo informaçõ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário