SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 14 de julho de 2024

Meteoro cruza céu no Ceará e cidades do Nordeste





Um meteoro cruzou o céu durante um show da cantora Simone Mendes na cidade de Tamboril, nos Sertões de Crateús.

O fato aconteceu na madrugada deste sábado, 13, e foi filmado pelo público, que ficou impressionado com o clarão no céu causado pelo fenômeno.

O meteoro também foi visto nos municípios cearenses de Ubajara, Frecheirinha, Crateús e Tauá.

Após o show, Simone Mendes comentou sobre o fato nas redes sociais.

“Deu o clarão, mas foi rápido. Achei que fosse um raio, sei lá. Essa aqui viu e falou com todo mundo (amiga da cantora). Ainda bem que a internet está aí”.

Além do Ceará, o meteoro também foi visto por moradores do Piauí, nos municípios de Elesbão Veloso, Aroazes, Itainópolis, Conceição do Canindé, Massapê do Piauí, Campo Maior, Caridade, Jacobina do Piauí, Curral Novo, Belém do Piauí, Padre Marcos, Piracuruca, Piripiri, Francisco Macedo e Patos do Piauí.

Ocorrências também foram registradas nos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Sem risco

O astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), houve o registro do fenômeno na divisa entre o Ceará e o Piauí. A localização exata ainda está sendo levantada.

"No início da madrugada de hoje, por volta de 0h10 um grande meteoro foi avistado no interior do Ceará. Existem relatos desde a região do Cariri, Inhamuns até a Ibiapaba. Foi um meteoro muito brilhante, a luminosidade dele é equivalente à do sol. Para vocês terem uma ideia, é muito raro meteoro dessa magnitude", falou o astrônomo amador Lauriston Trindade.

De acordo com o capitão Romário Fernandes, professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, o clarão visto durante a passagem do meteoro é causado pelo aquecimento da rocha espacial durante a entrada na atmosfera terrestre.

"Quando esse asteroide ou meteoroide entra na atmosfera da terra, ele acaba comprimindo os gases da atmosfera e isso gera um aquecimento, que aquece o gás e aquece a própria rocha. Esse aquecimento leva ao fenômeno luminoso, o que a gente chama de meteoro. [...] A gente fala de uma 'fireball', que é justamente essa bola de fogo aparente, que está associada a objetos maiores, que entram em alta velocidade na atmosfera e que acabam sofrendo um aquecimento muito alto", explicou Romário Fernandes.

Apesar do clarão no céu impressionar, normalmente ele não traz riscos as pessoas.

"Normalmente explodem, se desintegram. Dependendo de como tiver sido essa fragmentação, em que altura ela aconteceu, ela pode gerar fragmentos maiores ou menores, que vão cair no solo da terra e a gente chama esses fragmentos de meteoritos", falou Romário.

Site: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BNB libera R$ 65 milhões para energia solar residencial; saiba como financiar

Escrito por Victor Ximenes No Ceará, serão disponibilizados R$ 10 milhões para pessoas interessadas em instalar painéis solares em casa Lege...