Até o momento, o País registrou 6,37 milhões de casos prováveis de dengue
Escrito por Redação
Legenda: Evitar acúmulo de água parada é uma das principais formas de combater a doença
Foto: Fabiane de Paula
Só neste ano, a dengue causou um prejuízo estimado de US$ 5 bilhões ao Brasil – cerca de R$ 28 bilhões, no câmbio atual –, incluindo gastos públicos e privados de saúde e demais impactos econômicos da doença.
A informação foi divulgada em um artigo de pesquisadores brasileiros na revista Science, uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo, na última sexta-feira (19).
Segundo o Metrópoles, o estudo utilizou dados do Ministério da Saúde e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para chegar ao valor de prejuízo estimado.
O estudo aponta que o montante que mais impactou o valor final foi o gasto com saúde, principalmente internações. Entre janeiro e maio deste ano, segundo o DataSUS, o Brasil teve 109.167 internações por dengue.
Até agora, o Ministério da Saúde contabilizou 6,37 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, o maior número já registrado no País. Neste período, foram 4.714 mortes comprovadas pela doença e 2.351 óbitos seguem em investigação.
Para se ter dimensão do crescimento da doença, em 2023 foram 1,65 milhão de casos notificados – até então, este tinha sido o maior número de casos registrados da história no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário