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O Estado CE
A digitalização do comércio já é uma realidade incontestável para os pequenos negócios cearenses. Dados da 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae, revelam que 81% dos empreendedores do estado utilizam canais digitais, como redes sociais, sites próprios, marketplaces e WhatsApp para vender seus produtos e serviços. A tendência reflete um movimento nacional, onde 72% dos pequenos negócios já estão inseridos no ambiente digital.
Entre as plataformas mais utilizadas no Ceará, o WhatsApp lidera com 85% da preferência, seguido pelo Instagram (72%) e Facebook (35%). A pesquisa mostra que os empreendedores ainda recorrem pouco a sites próprios, que representam apenas 11% das vendas no estado. Em nível nacional, os números são similares, com 81% das vendas sendo realizadas pelo WhatsApp, 60% pelo Instagram e 39% pelo Facebook.
O analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae Nacional, Kennyston Lago, aponta que a pandemia foi um divisor de águas para os pequenos negócios no Brasil. “Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram, por exemplo, aumentou sua participação no e-commerce nos últimos três anos, superando o Facebook, que antes detinha uma fatia considerável do comércio online”, explica.
Além de utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas, os empreendedores também estão investindo mais na divulgação digital. No Ceará, 52% dos entrevistados afirmaram já ter feito propaganda online, enquanto no Brasil esse percentual é de 48%. Essa estratégia demonstra que os pequenos negócios estão cada vez mais atentos à importância do marketing digital para atrair clientes e ampliar sua presença no mercado.
Oportunidades
A ascensão dos canais digitais representa um vasto campo de oportunidades para os empreendedores, especialmente com o avanço das tecnologias, o aumento da confiança do consumidor nas compras online e a oferta crescente de soluções financeiras acessíveis. No entanto, para garantir o sucesso na comercialização digital, o Sebrae recomenda que os empresários adotem estratégias assertivas nas redes sociais, otimizem a logística das entregas e se mantenham atualizados sobre marketing, gestão e vendas. O cenário demonstra que os pequenos negócios estão cada vez mais conectados e que o digital se tornou não apenas um diferencial competitivo, mas um caminho essencial para quem deseja crescer e consolidar sua marca no mercado. Na avaliação do economista Helder Cavalcante, “o avanço da digitalização no comércio dos pequenos negócios cearenses reflete uma adaptação essencial à nova dinâmica do consumo, impulsionada pela pandemia e consolidada pela confiança crescente nas compras online. O fato da grande maioria dos empreendedores do estado utilizarem canais digitais para vendas demonstra que o comércio local compreendeu a necessidade de presença digital como estratégia de sobrevivência e crescimento”.
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