SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Após ouvir PF e forças estaduais, TRE pede reforço na segurança da eleição em 25 municípios do Ceará


Escrito por Inácio Aguiar, inacio.aguiar@svm.com.br
O número, que está sob análise do TSE, é mais do que o dobro do que foi pedido em 2020 e 2022
Legenda: Em 2020 e 2022, o reforço na segurança foi pedido para 10 cidades do Estado
Foto: Agência Brasil

Inácio Aguiar



A campanha eleitoral de 2024 começa nesta sexta-feira (16) sob uma nova conjuntura, com um redesenho das forças políticas estaduais e sob alerta para a segurança dos municípios no pleito municipal. Para este ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o reforço da Força Nacional de Segurança para um total aproximado de 25 municípios, mais do que o dobro do que foi pedido no último pleito, em 2022, quando 10 cidades estavam na lista.


O reforço de segurança nas eleições é um procedimento que ocorre há décadas no Brasil e leva em consideração vários critérios discutidos por autoridades locais, como juízes eleitorais, promotores, forças de segurança estaduais e federais e a própria Justiça Eleitoral.




Como ainda está sob análise do TSE, o TRE-CE não divulgou a lista das cidades para as quais o reforço foi solicitado.



Entre os pontos observados estão a possível intervenção de facções e grupos criminosos, o acirramento dos ânimos entre forças políticas locais, o volume de ocorrências policiais e até fatores como a circulação de notícias falsas.


O crescimento do número de municípios aponta para um acirramento maior entre os grupos políticos, algo comum nas disputas municipais, além da atuação de grupos criminosos que podem influenciar o voto da população.


Diálogo entre instituições

Para esta eleição, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, detalha que o procedimento foi conduzido pela Corte em diálogo constante com as forças de segurança estaduais, o governo do Estado e órgãos como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).




“Solicitamos aos juízes e promotores de cada zona eleitoral um levantamento sobre as cidades. Como estava o clima, onde poderia haver intervenções de facções criminosas, como estava a circulação de fake news, e tudo foi mapeado”.Raimundo Nonato Silva Santos
Presidente do TRE-CE



Após esse primeiro procedimento, o Tribunal se reuniu com as polícias, o governo do estado, a Abin e a 10ª Região Militar. Só após esses diálogos a lista foi enviada ao TSE e aguarda agora a deliberação da Corte Superior.
Crença em tranquilidade

Apesar das providências adotadas, o presidente do TRE considera que haverá normalidade no dia da votação, marcada para o dia 6 de outubro.

“Estamos muito tranquilos e acreditamos que teremos um pleito normal”, completa.

Pedidos em anos anteriores

Nas duas últimas eleições, em 2020 e 2022, o TRE-CE solicitou e foi atendido pelo TSE para reforço da segurança em 10 cidades cearenses.

Eleição 2022
Fortaleza
Caucaia
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Sobral
Quixadá
Aquiraz
Horizonte
Tauá
Pacajus
Eleição 2020
Fortaleza
Caucaia
Maracanaú
Sobral
Juazeiro do Norte
Crato
Barbalha
Pacajus
Horizonte
Itaitinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil x Tailândia pela Copa do Mundo de Futsal: confira horário e onde assistir

Escrito por Redação O confronto será disputado no Complexo Esportivo de Bukhara, no Uzbequistão Legenda: O Brasil venceu as duas partidas qu...