SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Com 74,2 mil casos, idosos são as maiores vítimas de golpes financeiros





Os idosos são o maior alvo de violência patrimonial, de acordo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Por conta do grande número de golpes contra idosos, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa desenvolveu a Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa: enfrentamento à violência patrimonial e financeira, com os 15 principais golpes que têm como principal vítima a população idosa.


Além disso, a Federação Brasileira de Bancos divulgou uma lista com dez golpes comuns aos idosos. Este ano, até setembro, o Ministério registrou 74,2 mil casos de violência patrimonial, sendo 35,5 mil contra idosos. Ao todo, em 2023, foram 93 mil violações, 45 mil contra idosos.

As mulheres foram o segundo grupo com mais vítimas, seguido por pessoas com deficiência. Os dados são referentes às denúncias recebidas via Disque 100 – Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos. A violência patrimonial inclui golpes virtuais e presenciais.


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou a cartilha para identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira contra idosos. Esse tipo de violência ocorre quando uma pessoa ou instituição se apropria indevidamente do dinheiro ou dos bens de um idoso.

São ações que podem causar danos, perdas, situações humilhantes ou vergonhosas, além de violar direitos humanos e de cidadania. Na maioria dos casos, essa prática ocorre sem a autorização do idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasil x Tailândia pela Copa do Mundo de Futsal: confira horário e onde assistir

Escrito por Redação O confronto será disputado no Complexo Esportivo de Bukhara, no Uzbequistão Legenda: O Brasil venceu as duas partidas qu...