SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Meu trabalho vai ser substituído por IA? Faça o quiz e descubra


Alguns cargos estão ameaçados pela nova tecnologia e podem ser substituídos em breve. É o seu caso? O ‘Estadão’ preparou um teste para te ajudar a encontrar a resposta

Por Bruna Arimathea


Achegada massiva da inteligência artificial (IA), principalmente depois do fenômeno ChatGPT, colocou em dúvida o quanto nossas profissões podem ser impactadas com a tecnologia - e, em alguns casos, como ela pode substituir alguns postos de trabalhos.

De atendentes de telemarketing a designers de arquitetura, uma série de profissões podem estar sob a mira da tecnologia, visto que ela consegue realizar algumas atividades com maior precisão e menor tempo.

Pesquisa do Pew Research Center revelou profissões que podem ser mais atingidas pela IA nos próximos anos • HERMES BEZERRA/ADOBE STOCK

Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center com trabalhadores nos EUA identificou habilidades e profissões que podem ser mais ou menos impactadas por ferramentas de IA. No estudo, 19% dos trabalhadores atuavam em profissões que estavam altamente expostas aos algoritmos — ou seja, com grandes chances de ser substituída em um futuro próximo.

Você sabe se o seu emprego está ameaçado por ferramentas de inteligência artificial no futuro? Faça o teste e descubra:

Quanto do seu trabalho diário envolve tarefas repetitivas?
A maior parte do meu trabalho consiste em tarefas repetitivas e previsíveis.Algumas das minhas tarefas são repetitivas, mas também tenho tarefas que precisam de criatividade e adaptação.A maior parte do meu trabalho é variado e imprevisível.

Você utiliza análise de dados e ferramentas digitais no seu dia a dia profissional?
Em algumas vezes, utilizo análise de dados e ferramentas digitais para melhorar processos e tomar decisões.Não utilizo análise de dados ou ferramentas digitais com frequência.Meu trabalho depende fortemente da análise de dados e do uso de ferramentas digitais avançadas.

Qual é o nível de personalização e interação humana no seu trabalho?
Meu trabalho envolve bastante personalização e interação direta com pessoas.A interação humana é mínima e boa parte das tarefas pode ser realizada digitalmente.Há um equilíbrio entre tarefas que requerem interação humana e uso de tecnologia.

Como você descreveria a complexidade das tarefas que realiza?
A maioria das minhas tarefas é baseada em regras claras e seguem algum padrão já estabelecido.Minhas tarefas são bastante complexas, exigem julgamento crítico, criatividade ou habilidades interpessoais.Minhas tarefas variam: algumas são complexas e outras poderiam ser padronizadas ou automatizadas.

Até que ponto o seu trabalho depende de habilidades manuais?
Não muito: boa parte pode ser realizada via computador.Algumas partes do meu trabalho dependem de habilidades manuais, mas outras poderiam ser assistidas ou melhoradas pela tecnologia.Meu trabalho é bastante dependente de habilidades manuais ou artesanais, muitas vezes difíceis de replicar com máquinas.

Qual é a frequência com que seu trabalho exige que você se adapte a novas situações ou resolva problemas não rotineiros?
Às vezes preciso adaptar-me a novas situações ou resolver problemas não rotineiros.Frequentemente enfrento situações novas e desafiadoras que precisam de soluções criativas.Raramente me deparo com situações novas ou problemas não rotineiros.

Quão essencial é a capacidade de improvisação e adaptação rápida em seu trabalho?
A improvisação e a adaptação rápida são essenciais e frequentemente necessárias no meu trabalho.Meu trabalho segue procedimentos padronizados, com pouca necessidade de improvisação ou adaptação.Em algumas situações, preciso ser capaz de improvisar ou me adaptar rapidamente, mas não é a norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aeroporto de Juazeiro do Norte é 3º, e o de Sobral o último entre os do interior do Nordeste

Escrito por Igor Pires Legenda: O Aeroporto de Juazeiro do Norte é administrado pela Aena Foto: Divulgação Igor Pires O aeroporto de Juazeir...