Em alguns casos, o percentual tende a ser maior que 23% para compensar a defasagem salarial
Escrito por Redação
Legenda: Ao todo, 45 categorias tiveram acordo assinado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Foto: Agência Brasil
Em discussão desde 2023, o reajuste dos salários de cargos comissionados do governo federal pode ser a partir de 23% em 2025 e 2026. No ano passado, o presidente Lula deu reajuste de 9% aos servidores públicos, mas os cargos em comissão ficaram de fora.
Em alguns casos, o percentual tende a ser maior que 23% para compensar a defasagem salarial. A proposta estaria na mesa da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e deve ser encaminhada ao Congresso Nacional com o projeto que trata do aumento de salário para várias carreiras nos próximos dois anos, segundo a Folha de S.Paulo.
Reajuste de auxílio-refeição
Ao todo, 45 categorias tiveram acordo assinado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Além disso, o funcionalismo público teve o auxílio-refeição reajustado, chegando a R$ 1000 em 2024.
O aumento da remuneração foi sugerido em dezembro do ano passado, na primeira reunião plenária da Câmara Técnica de Transformação do Estado, no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, com setor privado, sociedade civil organizada, academia e governo.
Desde 2015, apenas algumas carreiras tiveram reajuste, e a maioria está com os salários defasados.
A função de um diretor, por exemplo, contratado como Cargo Comissionado Executivo 15, teve dois aumentos: um em 2019 e um em 2023. Os reajustes somam 32,17% no período, mas estão abaixo da inflação oficial de 72,35% acumulada entre janeiro de 2015 e setembro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário