Painéis solares de dupla face ameaçam painéis solares tradicionais
Aumento do rendimento e redução dos custos de produção em 23% levam a que os painéis solares de dupla face passem a ser uma alternativa viável para substituir os tradicionais painéis solares já em 2020!
A conclusão parte do estudo da WoodMac, onde prevêem um crescimento exponencial da energia solar de dupla face nos próximos 5 anos! Sendo que em 2020 estima-se que haja 5.4GW de capacidade instalada deste tipo de painéis solares, sendo que a maioria será na Ásia!
Dentro de 5 anos, a distribuição será em partes iguais entre Ásia e América do Norte, sendo a capacidade instalada acumulada, multiplicada por 10! Estes são os números do mercado dos painéis solares de dupla face que a breve prazo serão a “norma” da energia solar fotovoltaica!
Estes terão um melhor rendimento económico do sistema e melhor eficiência energética, pois estes painéis de “duas caras” serão capazes de reconhecer a energia solar de ambos os lados do painel, usando a luz refletida desde a superfície do solo na parte posterior do painel.
A energia solar de dupla face herdou todas as vantagens da tecnologia dos painéis solares tradicionais, mas com uma maior potencia e maior fiabilidade. Sendo que os fabricantes podem aumentar a eficiência mediante o uso de painéis solares de maior potência.
Saiba mais sobre – Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos
Ainda que os custos sejam mais elevados que os da energia solar tradicional, segundo as previsões da WoodMac, estes compensam devido à eficiência energética, que é significativamente maior, e capaz de proporcionar um custo da energia mais baixo (ou seja, maior competitividade no mercado) melhor que o tradicional.
ESPERAM AINDA QUE NOS PRÓXIMOS 5 ANOS OS CUSTOS DOS PAINÉIS SOLARES DE DUPLA FACE BAIXEM CERCA DE 23%!
Para garantir o financiamento da energia solar de dupla face e a sua capacidade de garantir o financiamento, os fabricantes têm vindo a trabalhar lado a lado com laboratórios de investigação e clientes para recolher e replicar dados sobre o rendimento deste tipo de painéis solares, bem como validar assim esse mesmo rendimento energético deste tipo de painel de dupla face!
Os dados recolhidos pelo estudo da WoodMac mostram que o asfalto ajudou a produzir 11% de energia a mais, enquanto o solo natural cerca de 15% de energia a mais!
As simulações em laboratório parecem ter melhorado significativamente. Mas para que estes dados sejam validados a 100% é necessário esperar por uma mediação ao longo de um ano completo, para assim avaliar as condições ideais da reflexão do solo, tipo de cobertura, design e altura ótima, conseguindo assim maximizar o rendimento da energia solar de dupla face, bem como o seu retorno económico sobre o investimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário