SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Governadora Izolda Cela sanciona Universalização do Tempo Integral da Rede publica de Ensino, nesta sexta feira (16)


Nesta sexta-feira, 16, a governadora do Ceará, Izolda Cela, deve sancionar o Plano de Universalização do Tempo Integral Rede Pública de Ensino em uma cerimônia. O projeto foi encaminhado para a Assembleia Legislativa no dia 30 de novembro e tem como objetivo a ampliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). De acordo com o Governo, a ideia é adotar estratégias que fortaleçam o regime de colaboração entre estados e municípios.



Foto: Governo do Ceará

Dessa forma, o modelo de ensino em tempo integral deve ser instituído de maneira gradativa contemplando as turmas a partir do 9º ano do ensino fundamental em 2023 e avançando para as outras séries durante os próximos 4 anos. Além disso, a medida propõe apoio técnico, pedagógico e financeiro para possibilitar a implementação da jornada pedagógica ampliada. Ao enviar o projeto, Cela classificou a meta de levar o modelo de ensino para todo o estado até 2026 como “ousada e de muito fôlego”. Ao todo, o plano tem investimento estimado em R$ 900 milhões. “Seguimos investindo para oferecer educação de qualidade a todas e todos”, disse a governadora, ressaltando que 60% das escolas de Ensino Médio já funcionam em tempo integral na rede estadual.

De acordo com o plano a ser sancionado hoje, 326 unidades escolares devem ser reformadas ou construídas até o fim do período estipulado. Atualmente, há 261 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) em 130 municípios do Ceará. De acordo com o Governo, em 2022, foram implementadas 60 novas unidades e estão previstas outras 80 para 2023, 73 para 2024 e 31 para o ano seguinte.

Nas escolas de tempo integral, os estudantes permanecem por 9 horas e garantem três refeições diárias. Ao todo, o currículo tem 30 horas semanais de disciplinas de base comum a todos e 15 horas de parte flexível, onde 10 disciplinas são escolhidas pelos alunos de acordo com seus interesses.

Para a secretária da educação no estado, Eliana Estrela, é importante destacar que o tempo integral não é sinônimo apenas de “passar mais tempo na escola”. “O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, defende. Na cerimônia de hoje, devem estar presentes prefeitos, secretários e outros representantes municipais.

Mais Paic

A política instituída no Ceará, denominada Mais Paic, oferece formação continuada aos professores, além de apoio à gestão escolar, com material estruturado e avaliação para garantir melhorias desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. De acordo com as informações do Governo Estadual, em 2021, no contexto da pandemia de covid-19, o programa foi reforçado com ações de recomposição de aprendizagens, que devem ser continuadas até 2024.

Nesse sentido, o Pacto pela Aprendizagem abrange 6.062 escolas municipais, o que corresponde a 910.445 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 97.849 professores. A Gestão informou ainda que, desde 2021, os investimentos no Pacto já chegam aos R$ 130 milhões.

Fortaleza

Em abril, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) publicou um artigo no qual a capital cearense recebeu destaque pelo trabalho desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral (ETI) da rede municipal. O referido artigo constatou que os alunos das escolas de tempo integral atingiam pontuações mais altas em testes padronizados de matemática, por exemplo. Além disso, segundo o estudo, os alunos de tais unidades são 11% mais propensos a formarem-se no tempo correto no Ensino Médio. Na época, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou que, na capital, 57,9% dos alunos da rede pública já estavam matriculados em ETIs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cidade do interior do CE quer implantar nova forma de ensinar matemática para ampliar nota de alunos

Abordagem foca em tornar a disciplina “mais visual e concreta” para atrair o interesse dos estudantes Escrito por Theyse Viana Legenda: Abor...