CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

segunda-feira, 3 de maio de 2021

'Lentes do Sertão': professor registra paisagens com o celular para exaltar as belezas de distrito de Itaguá no Município de Campos Sales



Um olhar sensível, a câmera de um aparelho celular e a vontade de mostrar as belezas do lugar onde mora. Foi ssim que o professor e poeta João Leandro da Silva Morais, 34 anos, criou o projeto Lentes do Sertão, que busca divulgar as belezas do distrito de Itaguá, a 16 quilômetros de distância da cidade de Campos Sales, no interior do Ceará. (confira as fotos no vídeo acima)


"O Lentes do Sertão vem justamente para que as pessoas observem de fato o que é o nosso país, o que é o nosso Nordeste. O projeto mostra o quanto é rico nosso sertão, o quanto somos ricos de cultura e que nós devemos preservar essa cultura para que a gente nunca perca a nossa história e não esqueça as nossas origens", afirma o fotógrafo amador.


João Leandro usa um aparelho celular para registrar as paisagens do distrito de Itaguá, na cidade de Campos Sales, o interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal



Há cerca de oito meses, João Leandro compartilha em um perfil no Instagram as imagens capturadas na região. As fotos vão desde paisagens da natureza ao cotidiano dos moradores do distrito. Nada passa despercebido aos olhos de João.


"A minha vida é uma arte expressa no sertão, pois tudo ali me comove. Às vezes eu estou andando em algum local, paro a moto, faço a foto. Às vezes estou andando na rua, 'congelo', dou dois passos para trás e consigo fazer a fotografia. As árvores, o verde, o rio que secou, mas tem uma história, aquela rua onde quase não passa ninguém, mas tem uma história, aquela casa que não está pintada, mas tem uma história. Então, eu tive a sensibilidade de ver as coisas que as pessoas não estavam vendo mais e fui fotografar", relata.


Sítio Malhada, no distrito de Itaguá, no interior do Ceará, registrada pelo cearense João Leandro da Silva Morais. — Foto: João Leandro da Silva Morais/ Arquivo pessoal


O nome Lentes do Sertão, segundo João, é em alusão as paixões do professor pela fotografia e pelo sertão cearense. "Eu amo tanto o sertão, aí escolhi a palavra 'lentes' em alusão a fotografia, que é das lentes do celular, e 'sertão' que é o local", explica.


Atualmente, além de se dedicar as fotos, João Leandro trabalha como auxiliar de secretaria em um órgão da prefeitura da cidade, dá aulas de reforço escolar e teatro para as crianças do distrito e cursa educação física.





Amor pelo sertão




Registro feito a caminho do Sítio Piolho, no distrito de Itaguá, em Campos Sales, Ceará. — Foto: João Leandro da Silva Morais/ Arquivo pessoal


Conforme João, o amor pelo sertão surgiu ainda na infância, ao fazer um trabalho sobre o poeta e repentista cearense Patativa do Assaré (1909-2002).


"Essa minha paixão veio desde um trabalho que eu fiz na escola, no ensino fundamental, sobre o Patativa do Assaré, e de lá aquilo ficou enraizado em mim. Através da poesia do Patativa eu passei a ver o sertão de outra forma e hoje em dia eu sempre acabo fazendo poesia em relação a cada fotografia", disse.


Algumas fotos de João Leandro são legendadas com poesia escritas por ele. — Foto: Instagram/ Reprodução


Inclusive, foi através da poesia que João teve os primeiros contatos com a fotografia, pois inicialmente ele fazia as fotos para ilustrar as poesias que escrevia. "A poesia é parte de tudo isso. No começo eu postava as fotos com as poesias no meu perfil Fala João, com o tempo decidi criar um perfil só para as fotos", explica.



Segundo João Leandro, a ideia de fazer um perfil para divulgar as fotos surgiu quando ele percebeu que as pessoas estavam perdendo a sensibilidade pela cultura, pela natureza e pelo registro de momentos importantes.


"Eu via que as pessoas só comentavam sobre os fenômenos que viam na natureza, mas não faziam o registro e tudo isso estava sendo apagado da história, pois as pessoas só vivem o momento. Com isso, eu comecei a fotografar".


O professor relata que o perfil Lentes do Sertão está tendo uma repercussão muito boa, inclusive de pessoas de outros estados. "Através do Lentes as pessoas dizem que têm enxergado melhor o sertão e também pessoas que moram nele. Pessoas de São Paulo entraram em contato comigo e disseram que através das Lentes do Sertão matam a saudade aqui da terrinha", disse.


João sonha em comprar uma câmera fotográfica para fazer as imagens com mais qualidade, mas atualmente o salário de pouco mais de um salário mínimo não permite que o professor adquira o equipamento.


Outro plano de João Leandro para o futuro é escrever um livro para contar a história do distrito de Itaguá.




G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis tribunais, 16 desembargadores e 7 juízes afastados: o esquema de venda de sentenças no País

Entenda como o Poder Judiciário entrou na mira dos órgãos de investigação, a partir do início do segundo semestre, e quais são os possíveis ...