
Paróquia e Promotoria querem o fim das sacolas plásticas em Tauá.
O Padre Almir e o Promotor Dr. Lucas, estiveram nos Estúdios da RÁDIO DIFUSORA para mobilizar a comunidade sobre o Projeto de iniciativa popular pelo fim das sacolas plásticas em Tauá.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em parceria com o Ministério Público de Tauá iniciaram uma campanha de coleta de assinaturas junto aos diversos segmentos da população, para a apresentação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular propondo a substituição de sacolas plásticas por outras biodegradáveis, junto ao comércio local.
Nesta quarta-feira, 10, o Padre Almir Camelo e o Promotor da 2ª Vara da Comarca de Tauá, Dr. Lucas Azevedo, estiveram nos estúdios da RÁDIO DIFUSORA e foram entrevistados pelo Programa Tribuna Popular, com o objetivo de mobilizar os tauaenses e apresentar a idéia do projeto, que ainda vai dar muito o que falar. O Padre Almir informou que para um Projeto de Iniciativa Popular ser recebido pelo Poder Legislativo de acordo com a lei, precisa de pelo menos 2.100 assinaturas e demonstrou confiança de que o objetivo será alcançado. O prazo para a confecção do abaixo assinado termina no início de setembro, porque para que a matéria seja apreciada pela Casa ainda em 2011.
Já o Promotor Dr. Lucas Azevedo, defendeu a iniciativa justificando a necessidade de preservação do meio ambiente e redução dos índices de poluição, o que trará consequências futuras para a população. Ele disse que o MP local estará a disposição para participar de audiências públicas com o intuito de esclarecer a comunidade sobre o projeto e assumiu o compromisso de fiscalizar a aplicabilidade da lei quando o projeto for aprovado pelos Vereadores e sansionado pelo Prefeito Municipal.
O Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tauá, Empresário Jefferson Massilon, vê a iniciativa com bons olhos e lembra que “a CDL e a ACET, que representam o empresariado local, já criou a sacola retornável, que está a venda em diversos estabelecimentos comerciais da cidade”.
Defensor Público
O Promotor Dr. Lucas Azevedo anunciou ainda, que o Ministério Público de Tauá ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado solicitando a imediata nomeação de Defensores Públicos para atender a população carente de Tauá. O problema foi denunciado pela RÁDIO DIFUSORA no final de julho e início desse mês, com a publicação de duas reportagens em seu site.
Dr. Lucas também anunciou que nos próximos dias mais 2 promotores estarão sendo nomeados para o Juizado Especial e 3ª Vara da Comarca, cargos que estão vagos e sendo ocupados interinamente por ele e o Promotor Dr. Felipe Diogo.
Iguatu.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário