
TÚMULO NO ITAGUÁ/CAMPOS SALES-CE.


Bárbara Pereira de Alencar é heroína nacional brasileira
O seu nome é o segundo do sexo feminino a figurar no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado da enfermeira Anna Nery.
Por: Roberta Farias
Um projeto de lei, de autoria da deputada federal Ana Arraes (PSB/PE), objetiva inscrever no Livro dos Heróis da Pátria, situado no Panteão da Liberdade da Democracia, em Brasília, o nome de Bárbara Pereira de Alencar.
A parlamentar pernambucana disse que sua propositura tem por finalidade destacar a fantástica odisséia de Barbara de Alencar, marcada pelo exemplo de patriotismo e valentia que anteciparam a independência do Brasil e a eleva ao mais alto panteão da gloria nacional. O seu nome é o segundo do sexo feminino a figurar no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado da enfermeira Anna Nery, o primeiro a ser inscrito no Panteão da Liberdade e da Democracia.
Bárbara de Alencar nasceu na Fazenda Caiçara, no município pernambucano de Exu e ainda na sua adolescência veio morar no Crato, onde casou-se com o português José Gonçalves dos Santos. Deu à luz a José Martiniano de Alencar que, como diácono, no dia 3 de maio de 1817, de batina e roquete, após a missa, subiu ao púlpito da matriz de Nossa Senhora da Penha e proclamou a independência e a república do Brasil.
Vale lembrar que os restos mortais da heroína, estão sepultados no Distrito de Itaguá, em Campos Sales-Ce.
Cearáagora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário