SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Cervejaria Artesanal conquista o paladar dos cearenses e mercado cresce no estado


A cerveja é uma bebida alcoólica bastante comum entre os brasileiros. Atualmente no mercado existem diversos tipos de cerveja, como a Pilsen, que é conhecida no mercado por ser a mais leve e descontraída e que também combina com todos os petiscos de boteco. Existe também a Lager que é conhecida popularmente como a cerveja do brasileiro por ter uma baixa fermentação, é dourada e filtrada e até mesmo que não gosta de cerveja, certamente já deve ter apreciado e não menos importante e que não poderíamos deixar de citar é sobre as famosas cervejas artesanais, que hoje em dia é raro um bar ou um supermercado não ter elas a venda. Nas cervejas artesanais, o que as tornam tão especiais é o sabor diferenciado e mais apurado, já que em sua produção existe um grande cuidado com relação aos ingredientes. O processo de fermentação e o controle de temperatura também são pautados, e todos esses detalhes impactam bastante no sabor final.

De acordo com um estudo realizado em março de 2022 pela Kantar, líder global na realização de pesquisas de mercado, a cerveja atingiu um nível de consumo histórico no Brasil. Cerca de 5,1 milhões a mais de brasileiros consumiram cerveja em comparação a março de 2021. Os dados mostram também que o consumo fora de casa aumentou 8,6%, resultados esses que podem ser considerados devido a população frequentar mais os bares após o momento pandêmico.


Mas afinal, porque a cerveja é tão consumida e apreciada pela maioria da população? O consultor e mestre cervejeiro, Marcos Guerra explica sobre esse fato.
“A cerveja é uma bebida bem tradicional, ela participa de momentos bons e ruins para as pessoas. Com isso, ela acaba ficando bem inserida e engajada de todas as formas e contextos. De um certo tempo para cá, a cerveja vem conquistando cada vez mais o seu espaço, principalmente a artesanal. E por esse fato de participar do dia a dia e dos momentos, as pessoas acabam degustando mais e isso resulta na conquista de novos consumidores e apreciadores”, afirma o especialista.

Ceará
No estado, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) o consumo da cerveja é 26% maior que a média nacional. Moraes Neto, vice-presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest), afirma que o consumo da cerveja já é comum pelo cearense. “É uma característica nossa, do povo do Ceará, de estar na calçada. Não gostamos de ficar enclausurados. A nossa brisa nos convida a estar fora do lar”, conclui.

Na última sexta-feira (28), mestres cervejeiros e apreciadores da bebida se reuniram em uma cervejaria tradicional da capital cearense, no Bairro Varjota. Segundo Lissandro Turatti, CEO do estabelecimento, o encontro tem como objetivo mostrar para o mercado novos produtos e receitas a fim de fortalecer o consumo da cerveja artesanal no estado. “Há algum tempo, já vimos produzindo esses eventos com o intuito de popularizar mais ainda cervejas artesanais. Temos investido bastante em nossa equipe, alterado algumas fórmulas e inovando e melhorando os produtos”, conclui.
O momento contou com a presença do renomado mestre cervejeiro e consultor da área, Marcos Guerra, conhecido nacionalmente por ser consultor cervejeiro e premiado com 125 medalhas em diversas categorias pela criação de cerveja, sabor, rótulo e com mais de 100 receitas originais de cerveja. A contadora Simone Batista, relata que após ter conhecido a cerveja artesanal, não quis saber de outro tipo de cerveja. “Confesso que antes de provar, tive uma certa resistência. Não acreditava nessas fórmulas que eram feitas como cervejas saborizadas e entre outras que já ouvi falar. Até que um dia eu me permiti a conhecer e frequentar um bar que produzia as próprias cervejas. Olha, não me arrependo. Me arrependo de não ter consumido antes, porque é bem diferenciado e sai daquele senso comum da cerveja convencional. Depois que conheci a artesanal, não consigo consumir mais as outras como antes”, diz.

O cearense é curioso e aberto a conhecer novos tipos de cervejas. As cervejas artesanais atualmente são comercializadas em bares, restaurantes, e até mesmo supermercados. O consumo ainda é maior em bares, é o que afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto. “O maior consumo sem dúvidas é em bares e restaurantes. Até porque existe uma variedade maior de produtos e normalmente, você tem o clima, a animação, os petiscos do local. Claro que os amantes de cerveja, sempre terão sua cerveja em casa mas com um valor bem menor, então os bares e restaurantes são os mais procurados para o consumo”, finaliza.

Cultura regional
Falando um pouco mais sobre bebidas alcoólicas, você sabia que no Ceará, existe um dia específico na semana que é dedicado somente para a cachaça? Acontece como a conhecida ‘Quinta da Caranguejada’, nesse caso chamada de “Rota da Cachaça’’ ou “Quarta da Cachaça”.
A rota oferece a turistas e moradores experiências variadas com cachaça, desde a degustação harmonizada com petiscos regionais até curiosidades sobre a história de uma das bebidas mais populares do Brasil.

Por Ismael Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

O Dia Mundial do Coração, um dos órgãos mais importantes e responsável pelo bombeamento de sangue para todo o corpo humano, é comemorado nes...