
Nesta quinta-feira 10, o restaurante Mayu assinou o jantar que marcou o lançamento da 12ª edição do Povos do Mar e da 8ª edição da Herança Nativa. As iniciativas celebram a cultura, sabores, saberes e tradições das comunidades litorâneas e dos povos originários do nosso Estado, no intuito de preservar e difundir essa memória e ancestralidade que também é nossa. O encontro, que reuniu formadores de opinião, imprensa, artistas, diretores e colaboradores do Sistema Fecomércio Ceará, teve o comando do presidente da Instituição, Luiz Gastão Bittencourt.
Na abertura do jantar, o presidente agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância do evento para a sociedade, esse grande encontro que o Sesc realiza há mais de uma década e reúne todas as comunidades dos mais de 573 km de costa do Ceará, desde pescadores, marisqueiras, rendeiras e toda a população. “É muito importante o resgate da nossa cultura, a partir desse intercambio, dessas vivências, além de valorizar a memória social, mantendo vivas nossa identidade e cultura ”, destacou Luiz Gastão.
Aquavelas
Também estiveram no lançamento alguns dos artistas que compõe o coletivo da exposição flutuante Aquavelas. A partir de referências artísticas e pessoais, o grupo leva para as telas elementos que traduzam entre formas, traços e texturas, a importância da defesa dos oceanos e da vida marinha. Em sua terceira edição, a exposição celebra a abertura do encontro na Enseada do Mucuripe (próximo ao Mercado dos Peixes) a partir das 8h da manhã, antes de seguir direção ao Rio Ceará.
A pintura das velas iniciou nesta sexta, 11, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. No encontro, eles começam a personalizar suas jangadas, além de compartilhar ideias e experiências artísticas para o processo criativo de suas velas. Para esta edição, o coletivo é comporto por Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Mano Alencar, Totonho Laprovitera, Almeida Luz, Andrea Dall’Olio, Vando Farias, Julio Silveira, Hélio Rola, Ana Débora, Luiz Freire e Lana Guerra.
Neste ano, a 12ª edição do Povos do Mar acontece de 20 a 24 de novembro, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. O show de abertura do evento acontece a partir das 20h, com a cantora Elba Ramalho. Durante os cinco dias, o Encontro vai disponibilizar ao público uma intensa programação com 700 atividades dentre palestras, oficinas, vivências, exposições, apresentações socioculturais e práticas alimentares. Tudo é gratuito e aberto ao público.
Em seguida, a partir do dia 26 de novembro, até o dia 29, acontece a 8ª edição do Herança Nativa. A abertura vai contar com um show da cantora Amelinha. O evento aproxima povos indígenas, ciganos, quilombolas, comunidades sertanejas e serranas em um coletivo que valoriza a memória social, preserva a própria cultura e motiva outros povos a também reconhecer suas origens.
Essa ação busca a difusão de grupos que transmitem e desenvolvem práticas históricas de longa duração, como o canto, a dança, a música, a espiritualidade, o cultivo e a alimentação, de modo que amplia os horizontes, alarga os repertórios, produz aprendizagens significativas e constrói sentidos plurais e amplos.
Serviço
Encontro Sesc Povos do Mar
Período: 20 a 24 de novembro
Herança Nativa
Período: 26 a 29 de novembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário