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quarta-feira, 20 de abril de 2022

Prefeito Eudes implanta projeto produtivo agroecológico em Fronteiras; fotos



Por Da Redação




A gestão do prefeito Eudes Ribeiro implantou em Fronteiras nesta terça-feira (19), o Projeto Produtivo Agroecológico. A iniciativa no município se dá através de uma parceria com o Governo do Estado, Pro Piauí Educação, Projeto Viva o Semiárido e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A solenidade de implantação do projeto aconteceu na Unidade Escolar Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra.

O projeto Viva o Semiárido que é mentor do desenvolvimento agroecológico tem como finalidade reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar padrões de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do semiárido piauiense, por meio de incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.

O prefeito Eudes Ribeiro destaca que a implantação do projeto no município é mais uma conquista da gestão em prol de beneficiar escolas e estudantes.

“Sentimento de mais uma conquista da gestão proporcionando um projeto que vai beneficiar nossas escolas, a horta que está sendo criada aqui. O que vai ser produzido aqui será consumido dentro da própria escola. É importante porque é um trabalho promovido pela educação com a participação das nossas crianças e adolescentes pra que eles possam aprender a lidar com a horta, começar de cedo a compreender a necessidade de participação nesse setor tão importante […] É uma conquista que vai contabilizar outras conquistas que estamos lutando para que sejam implementadas dentro do nosso município”, disse o prefeito.

O Ministério da Educação de acordo com Eudes, exige que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam aplicados beneficiando a própria escola.

O projeto Viva o Semiárido atua em 89 municípios dos cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (39 municípios), Vale do Rio Canindé (17 municípios), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16).

O secretário de Educação de Fronteiras, Genilson Sobrinho, enfatiza a necessidade das práticas ambientais educativas no sentido de melhorar o meio ambiente.
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“No cenário em que vivemos estamos sempre em busca de práticas ambientais educativas, a fim de amenizar os impactos no meio ambiente, objetivando a formação consciente de nossos educandos. É uma necessidade constante a mudança de hábito para melhoria da preservação do meio ambiente. Por isso estamos em constante planejamento, buscando aprendizagem significativa atuante na formação de educação contextualizada para a convivência com o semiárido em nosso município”, destacou fazendo menção ao acolhimento da equipe do projeto Viva o Semiárido.

“Fomos agraciados com uma atividade prática metodológica, o quintal produtivo, a ser cultivado nessa unidade de ensino onde irá beneficiar toda a comunidade escolar”, pontuou o secretário de Educação de Fronteiras.

Noélia Nobre é coordenadora regional representando a Chapa do Vale do Itaim e a Secretaria de Estado da Educação. Ela destacou que se sentiu honrada pela realização no município de mais uma etapa do projeto dando continuidade com as ações da Educação Contextualizada em Convivência com o Semiárido. Ela agradeceu a acolhida mencionando a diretora da escola, Zilda Santos, e disse que durante dois dias serão realizadas oficinas e implantação do sistema agroecológico.

“[…] Que esse projeto não sirva apenas para olharmos para ele, mas que possa usufruir nas aulas e que os professores tragam seus alunos para fora da sala”, falou agradecendo.

O engenheiro agrônomo, Marciel Silva, representando a Cooperativa de Técnicos do Piauí (COOAPI), que trabalha com Agricultura Familiar, explica que o espaço é didático e pedagógico, que traz elementos técnicos de produção, e assim constrói um layout pedagógico para ajudar durante os conceitos numéricos em sala de aula.

“É uma alegria participar desse momento em Fronteiras. É um laboratório a céu aberto que vai servir para discussão sobre alimentação enriquecida, seguridade alimentar, vida do campo, jovem rural, produção sem uso de agrotóxicos, temas relacionados à comunidades rurais, ribeirinhas […] elementos técnicos, didáticos e pedagógicos, para apoiar o trabalho dos professores que tem esse desafio de elencar elementos da educação do campo”, destaca o engenheiro.

Para o desenvolvimento das hortas serão construídos espaços de canteiros e mudas com estudantes e professores. A construção física [laboratório] servirá como espaço de apoio às salas [de aulas], usado para ministrar aulas sobre temas pertinentes.

A solenidade de implantação do projeto em Fronteiras contou com as presenças do prefeito Eudes Ribeiro e do secretário de Educação do município, Genilson Sobrinho; da diretora da escola, Zilda Santos; primeira-dama, Zildênia Ribeiro (secretária de Assistência Social); supervisora de Ensino, Fabiana Raquel; além de Maria Nazaré (gerente regional da 16ª GRE); Herivelto Bezerra (secretário de Meio Ambiente); o engenheiro agrônomo Marciel Silva e Noélia Nobre (coordenadora regional da Educação Contextualizada em Convivência com o Semiárido); Aderaldo Aquino (coordenador do Projeto Viva o Semiárido); e Antônio Silva (técnico em Agropecuária)

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