Missa em Ação de Graça será celebrada na Matriz; depois haverá a fala das autoridades e o corte do bolo
O Município de Aiuaba festeja hoje (15), seus 67 anos de Emancipação Política. A data vem sendo comemorada desde o último dia 1º de setembro, com uma programação diversificada, que terá sua culminânciana data do aniversário da cidade.
O Prefeito Ramilson Moraes disse ao Blog do Wilrismar que uma vasta programação foi elaborada com o intuito envolver todos os segmentos da população da cidade e distritos do Município. Na Semana do Município, foram realizados, torneios e competições esportivas de várias modalidades, workshop e feira voltados para o empreendedorismo local, mostra cultural, desfile cívico de estudantes, conferência de cultura, apresentações de segmentos que integram os programas sociais em execução no município, com apresentações artísticas, coleta seletiva dentre outros eventos.
Ramilson Moraes está em seu terceiro mandato como Prefeito de Aiuaba
Hoje (15), a Programação Oficial de aniversário de Emancipação Política, marca a final do Campeonato Municipal de Aiuaba, a partir das 15:30h no Estádio Caiçarão. Já a partir das 19h, será celebrada a Missa na Igreja Matriz, seguida da fala das autoridades na Praça da Matriz e o corte do bolo.
Ramilson aproveitou o ensejo para convidar a população para participar das comemorações.
Sobre Aiuaba
Aiuaba é originária das terras dos Índios Jucá, que viviam às margens do Rio Umbuzeiro, afluente do Rio Jaguaribe. Os índios Jucá foram aldeados e catequizados pelo padre José Bezerra do Vale, que, na época, vinha de Recife para prestar serviço de acompanhamento às comunidades, rezar missas, realizar casamentos, batizados e, posteriormente, catequizar.
No século XVIII, com a distribuição de terras através das sesmarias, os fazendeiros de gado chegaram à região e intensificaram a criação de gado bovino. Então, uma lagoa onde os criadores de gado paravam para dar de beber aos rebanhos fez nascer o centro urbano da cidade que, inicialmente, chamou-se Bebedouro, nomenclatura oficial até 1943, quando passou a chamar-se de Aiuaba, nome que deriva do tupi-guarani e significa lugar da bebida ou bebedouro.
O município possui uma área territorial de 2.434,423 km² e uma população de 13.661 habitantes.
Repórter Wilrismar Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário