A História do Memorial

A Fundação Memorial Patativa do Assaré, foi fundada no dia 04/05/1993, quando artistas assareense resolveram criar uma entidade que viesse a preservar e valorizar a vida e a obra do poeta patativa do assaré. A entidade promovia eventos e cursos para os munícipes, no mesmo ano a entidade foi reconhecida de utilidade pública pelo poder executivo.

Foi quando em 1998 a entidade fechou uma parceria com o governo municipal e estadual para a comprar, reformar e instalar num sobrado do século XVII, um museu que expusesse a vida e a obra do filho mais ilustre da cidade, Patativa do Assaré. Em 05 de março de 1999 foi então inaugurado o Memorial Patativa do Assaré, que possuem mais de 1.200 peças no seu acervo.

O museu esta localiza na Rua Coronel Francisco Gomes nº 82. Instalada em um sobrado do final do século XVIII, prédio que faz parte do patrimônio Histórico Cultural do município. Nas dependências do antigo sobrado, funcionou cadeia pública, hotel, câmara de vereadores, e residência de particulares.

As entidades apoiadoras da construção forneceram as mobílias, bem como todo material de multimídia de ultima geração na época. A família do poeta doou o acervo, objetos de uso pessoal, títulos e troféus, manuscritos, material da casa onde nasceu tudo para se montar o espaço museográfico.

Como sua presidente a fundação conta com a neta do poeta, a Sr.ª Isabel Cristina da Silva Pio.

No entanto o Memorial Patativa do Assaré não limita-se apenas entre as paredes do museu, com a ajuda do Ministério da Cultura o memorial Patativa do Assaré vem desenvolvendo atividades sócio – culturais em bairro em situação de vulnerabilidade com as seguintes ações: inclusão digital, oficinas de teatro, educação patrimonial, argila ponto cruz, crochê ,bordado e literatura de cordel e exibições cinematográficas.