CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

sábado, 26 de junho de 2021

Municípios cearenses poderão avançar na vacinação por idade quando completarem 75% de cobertura


Escrito por Luana Severo, 20:15 / 25 de Junho de 2021. Atualizado às 20:32 / 25 de Junho de 2021
Antes, para avançar para a próxima faixa etária, as cidades precisavam alcançar 90% da meta de cobertura. Revisão foi necessária, segundo Cosems-CE, por falta de comparecimento à vacinação


Legenda: Antes, municípios tinham a obrigatoriedade de vacinar pelo menos 90% da população de cada faixa etária antes de avançar para outras menores.
Foto: Thiago Gadelha






Em reunião na tarde desta sexta-feira (25), a Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE) decidiu revogar a obrigatoriedade da cobertura vacinal de 90% em cada faixa etária para os municípios avançarem na campanha de vacinação contra a Covid-19. Agora, para uma cidade convocar faixas etárias menores, basta alcançar o percentual mínimo de 75% de cobertura dentre os cadastrados por idade no sistema Saúde Digital.

A informação foi repassada por Rilson Andrade, vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e secretário da Saúde de Pindoretama — até o fechamento desta matéria, a resolução não havia sido publicada pela CIB no portal da Secretaria da Saúde (Sesa). Segundo o gestor, a revisão da meta foi justificada pela falta de comparecimento das pessoas à vacinação.



VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19



“Quando os municípios começaram a vacinar [o público geral], começaram a ter problemas. Muita gente, muita gente mesmo, agenda e não vai. Os municípios ficaram numa situação difícil de atingir 90%. Tinha vacina, mas não tinha público pra vacinar”, argumenta.

Andrade não acredita haver problema na comunicação das prefeituras com a população. “É muito relativo, não existe motivo específico. Eu, por exemplo, não consigo entender. A pessoa agenda, sabe que tem aquele horário e não comparece. Tem municípios que agendam por lista, como Fortaleza. Agendam, divulgam, mandam confirmação por celular, e-mail, mas, mesmo assim, algumas pessoas não comparecem”, continua.



LEIA MAIS

METRO
CIDADES DO CEARÁ COMEÇAM A RECEBER VACINA DA JANSSEN; GUAIÚBA É A PRIMEIRA A APLICAR AS DOSES


METRO
PREFEITURA DE FORTALEZA QUER APLICAR TODAS AS VACINAS RECEBIDAS PARA 1° DOSE ATÉ SEGUNDA-FEIRA (28)


NEGÓCIOS
CAMILO SANTANA LIBERA AULAS PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR E FEIRAS LIVRES EM TODO O CEARÁ



FAIXA ETÁRIA DE 12 A 17 ANOS

Outro ponto discutido na reunião de hoje (25) na CIB, segundo Andrade, foi a cobrança de uma previsão da vacinação do público da faixa etária entre 12 e 17 anos. “Pelo menos de pessoas com comorbidades”, destacou o secretário.

Porém, segundo ele, como ainda não há posicionamento do Governo Federal sobre o cronograma do envio de doses de vacinas para essa população, somente ficou pactuado que o Estado solicitará oficialmente um posicionamento do Ministério da Saúde sobre o assunto. Isso porque, além das questões relacionadas às comorbidades, há a preocupação em garantir o retorno seguro dos estudantes às aulas presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis tribunais, 16 desembargadores e 7 juízes afastados: o esquema de venda de sentenças no País

Entenda como o Poder Judiciário entrou na mira dos órgãos de investigação, a partir do início do segundo semestre, e quais são os possíveis ...