CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL
terça-feira, 19 de setembro de 2017
Deputados não podem criar cartórios. Só o Judiciário pode alterar a sua organização
013:48 · 18.09.2017 / atualizado às 13:48 · 18.09.2017 por Edison Silva
Os deputados estaduais cearenses que apresentaram emendas ao projeto do Tribunal de Justiça do Estado, alterando a Lei de Organização Judiciária, não conhecem a própria Constituição que juraram respeitar e cumprir.
O Art. 99 da Carta estadual diz: Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. Já o Art. 96 da mesma Constituição diz que a Lei de Organização Judiciária, de iniciativa do Tribunal de Justiça, disporá sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário do Estado e a carreira da magistratura … Por seu turno, o Art. 108 alínea “e” diz que é competência do Tribunal de Justiça a alteração, mediante lei, da organização e da divisão judiciária.
A iniciativa da organização do Poder Judiciário, incluindo-se aí os cartórios extrajudiciais, os tantos que os deputados querem criar, só pode ser do Tribunal de Justiça, pois a iniciativa é competência privativa, como destaca o Art 60 da Constituição já referida, quando trata da iniciativa das leis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nove em cada dez brasileiros querem mais mulheres na política
Pesquisa mostra que população quer mais candidatas na próxima eleição Joana Côrtes – Repórter da Rádio Nacional 20/03/2025 - 20:59 São Paul...

-
D2: Aiuaba realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid POSTADO EM 17 OUT 2021 0 Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsAp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário