POR ALEX PIMENTEL
O Ministério da Educação (MEC) ainda não anunciou oficialmente, mas de acordo com o presidente do Senado Federal, o cearense Eunício Oliveira, o MEC autorizou a abertura de cinco novos cursos no Ceará. As cidades contempladas são Crateús, Iguatu, Itapipoca, Russas e Quixadá, que disputava uma das vagas com o município vizinho, Quixeramobim.
Os dois municípios disputavam, entre si, desde 2008, a chance de ter um curso de Medicina. Em abril de 2015, apenas Quixeramobim elencava a lista dos prováveis candidatos, conforme divulgação no Diário Oficial da União (DOU).
Para não ficar fora da disputa, em julho ainda daquele ano, Quixadá promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde, tendo na ocasião feito um balanço da situação na região, demonstrando porque era importante a vinda do curso para a cidade.
Uma das últimas declarações sobre o assunto foi dita pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, o deputado José Guimarães. Em fevereiro do ano passado, de passagem por Quixeramobim, onde participou da cerimônia de inauguração da adutora do açude Pedras Brancas, disse que não deixaria nada prejudicar Quixeramobim, se referindo ao curso.
Os novos cursos fazem parte de um edital do Governo Federal, que oferecerá, ao todo, 2.305 vagas em vários estados. O MEC não confirmou a relação dos municípios cearenses incluídos na lista. Também não informou quando o edital será publicado. A partir dele as entidades universitárias interessadas poderão pleitear o curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário