SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 15 de abril de 2018

II Encontro Temático da UFCA sobre autismo será realizado no dia 19 de abril




O II Encontro Temático da Universidade Federal do Cariri (UFCA) abordando o autismo será realizado na próxima quinta-feira, 19 de abril, às 18h30, no auditório do campus Juazeiro do Norte da UFCA. Com o tema Uma Caminhada no Universo do Espectro Autista, o evento é uma realização da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Secretaria de Acessibilidade da UFCA, com o apoio da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri (AMA).


Voltado tanto para familiares de pessoas com autismo como para a comunidade acadêmica e externa, o Encontro pretende conscientizar a população sobre o tema, através da realização de uma mesa redonda, que vai contar com a participação de Juscelino Pereira Silva, vice-reitor da UFCA; do médico Cícero Cláudio Dias; da presidente da AMA Cariri, Ana Moésia; do advogado Philippe Nery e dos professores da Unileão, Renata Kalina Alves e Herlón Ribeiro Cortez.


Na ocasião, também será lançado um aplicativo desenvolvido por professores do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Leão Sampaio que visa ajudar na interação social da criança com autismo. O aplicativo já havia sido apresentado no I Encontro Temático da UFCA, realizado em abril de 2017, e agora encontra-se finalizado e pronto para ser mais uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento e independência das crianças autistas.


Pessoas com autismo na universidade
Estudantes com espectro autista podem ingressar na Universidade Federal do Cariri através das cotas para pessoas com deficiência. Desde que essa alternativa surgiu há registros de estudantes autistas na UFCA. Para além dos registrados estima-se que há também alunos com espectro autista, mas que ainda não foram diagnosticados ou foram diagnosticados depois do ingresso no ensino superior. Diante disso, o Encontro Temático também tem a intenção de mostrar os avanços de estudantes autistas não só na universidade como na autonomia para a comunicação. Para o professor Milton Jarbas, do curso de Administração Púbica da UFCA e organizador do evento, a aceitação por parte dos pais e familiares é a situação mais difícil.


Encontros Temáticos
Este é o segundo ano que a UFCA realiza Encontro Temático abordando o autismo. No Encontro do ano passado, foram debatidas questões Da Educação Básica ao Ensino Superior. Segundo os organizadores, o Encontro ocorre sempre no mês de abril, por ser o mês da conscientização do autismo. A intenção da PRAE é que todos os anos ocorra o evento.


Serviço
II Encontro Temático da Universidade Federal do Cariri (UFCA): Uma Caminhada no Universo do Espectro Autista
Data: 19 de abril de 2018
Hora: 18h30
Local: Auditório do campus Juazeiro do Norte da UFCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...