SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 4 de março de 2017

CE registra chuvas em 138 cidades



Apesar do registro de apenas 30,6 mm, em vários bairros de Fortaleza, como o Lagamar, as chuvas causaram transtornos ( Foto: Natinho Rodrigues )


Como previsto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Ceará enfrentou fortes chuvas entre a última quinta-feira (2) e a sexta-feira (3). No total, 138 municípios foram banhados pelas águas, sendo o maior registro em Tururu, distante 107 quilômetros de Fortaleza, com 180 milímetros contabilizados até as 14h55 de ontem. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

LEIA MAIS

.Obras do São Francisco são adiadas para 2018

.Beberibe tem 148 mm de precipitação

Além de Tururu, entre as dez maiores chuvas nesse período estão as registradas nas cidades de Beberibe (148mm), Fortim (144mm), Cascavel (118mm) e Itatira (102.8mm). A Capital registrou apenas 30,6 milímetros. Historicamente, março é o mês com a média pluviométrica mais elevada do ano no Estado, sendo comum eventos de chuva intensa, trovões, raios e fortes rajadas de vento.

As chuvas continuam sendo ocasionadas pela influência direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), segundo a Funceme. Para este sábado (4), o órgão prevê nebulosidade variável com chuva em todo o Estado. Já no domingo (5), devem ocorrer chuvas isoladas em todas as regiões.

De quinta para sexta, 75 açudes receberam aporte devido as chuvas, totalizando 26.526.135 m³ de água a mais. No total, os 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam, atualmente, volume de 1,25 bilhão m³, o que representa 6,7% de sua capacidade total, de 18.67 bilhão de m³.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO ENFERMAGEM: Gestores têm até quinta-feira (18) para atualizar cadastro dos profissionais de enfermagem

Fundo Nacional de Saúde (FNS) alterou data para melhor recebimento das informações Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil O prazo foi prorrog...