sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Igreja católica comemora Dia do Romeiro nesta sexta-feira em Canindé


Canindé

Católicos e devotos de São Francisco comemoram nesta sexta-feira, 3, em Canindé (a 118Km de Fortaleza) o Dia do Romeiro. Será a 12ª edição de uma das festas de encerramento do calendário religioso do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé. O tema deste ano é “A história de nossa paróquia passa pelo caminho dos romeiros”.
Foto > Santuário de Canindé

Segundo a assessoria do Santuário-Paróquia, o Dia do Romeiro foi instituído aos 2 de março de 2005, originário de um Projeto de Lei do vereador a época Celso Crisóstomo, apoiado pela Paróquia de São Francisco das Chagas. A data tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Para o pároco e reitor do Santuário-Paróquia, frei Marconi Lins, coordenador da festa pela terceira vez, a data representa um momento de integração e também de aprendizado. “Quem vem aqui fica entusiasmado e sai radiante, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco, no caminhado profundo ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que os fiéis tenham amor profundo por São Francisco e pelo santuário”, ressalta o franciscano.
Programação da Festa
A festa começará com a celebração de missas às 6, 9, 16 e 18 horas, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e confissões no Complexo Frei Damião durante todo o dia.
Após missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro, transmitida ao vivo pela Rede Vida de televisão, uma procissão com a imagem primitiva de São Francisco reunirá a população católica e os romeiros pelas principais ruas de Canindé.
No final da procissão, será realizado o encerramento dos festejos com a bênção na Praça da Basílica.
Depois do retorno da imagem ao nicho, na Basílica, de onde sai apenas no dia 3 de fevereiro e no dia de São Francisco, 3 de outubro serão realizadas homenagens aos responsáveis pelas romarias e quem contribuiu no atendimento aos romeiros durante todo ano de 2016 .
Em seguida, haverá apresentações culturais na Praça Thomaz Barbosa, organizadas pela prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Petrobras anuncia revisão de reajustes no preço do gás

Após a disparada nas cotações do gás de cozinha – que subiram 84% para os distribuidores só este ano, dos quais 70% desde o início de junho ...