SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DESCASO! DNOCS FAZ VISTA GROSSA PARA AÇUDE DE FRONTEIRAS - PI


lagoadorato




Na manhã deste domingo 12/02, a equipe de redatores do Portal Lagoa do Rato, preocupada com a situação caótica que vive atualmente o Açude Barreiras de Fronteiras, resolveu mostrar o descaso do DNOCS com relação ao estado que vive atualmente o açude.


Antes a preocupação girava em torno da seca, hoje o que chama a atenção é o estado da estrutura física da parede e, diante das previsões de muita chuva para a região, a população pede socorro.


A parede do açude apresenta vários problemas de afundamento tanto na parte interna como externa da mesma, onde existem crateras profundas comprometendo toda a estrutura. A porta de água encontra-se totalmente obstruída por pedras e areia, a estrutura metálica que possibilita sua abertura totalmente enferrujada a ponto de romper, necessitando de manutenção urgente e inadiável.






O inverno tão esperado, o sonho de ver o açude Barreiras cheio como já foi visto, a qualquer momento pode se transformar em pesadelo. Caso continue chovendo como mostram as previsões meteorológicas, o mesmo pode chegar ao nível que esteve em 2004, correndo sérios riscos da parede romper e a cidade de Fronteiras ser vitima de uma grande catástrofe.




Já que em cinco anos de total estiagem nada foi feito a respeito, o momento favorável para realizar a reforma necessária ainda é esse, pois a atual situação favorece oportunizando realizar a reforma antes que o açude comece a pegar volume.


O DNOCS, órgão federal responsável pela construção e manutenção do açude, faz vista grossa para a situação, tornando os fronteirenses reféns de burocracias da repartição e a mercê de um tempo que talvez seja insuficiente para sanar a situação.


Vivemos em um país, onde o brasileiro fecha as portas somente após ser roubado.
Fica a pergunta: o que será necessário acontecer? Quantas vidas serão colocadas em jogos para que as autoridades competentes tomem as providências necessárias?




Nível de água em 2014



Nível de água em 2004




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...