quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Chuvas atingem mais de 20 cidades do Ceará e reavivam esperanças

Pré-estação chuvosa
Do Miséria, 14/12 - 13h50

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h de ontem (13/12) até 7h desta quarta-feira (14/12), chuvas em 22 municípios do Ceará. A maior precipitação foi no município Caririaçu,  integrante da Região Metropolitana do Cariri, com 38mm. Também no Cariri, logo  em seguida, vem  o município de Várzea Alegre com 31.4mm e Ipaumirim, que registrou 30 mm de chuva. Os registros trazem  a esperança de mais chuvas no Ceará, que passa por uma crise hídrica sem precedentes, com açudes sem água, mata seca e cenário de aridez, principalmente  no interior do Estado.

A boa notícia também confirmou a previsão dos profetas da chuva, que observam plantas, animais, ventos, nuvens, estrelas, lua, segundo reza a tradição. Ontem (13), dia de Santa Luzia, os profetas começaram os ciclos de experimentos e tradições acerca da chuva no Estado. Segundo eles, os próximos ciclos seguem nos dias 20 de janeiro, São Sebastião,  e no dia 19 de março, em comemoração ao dia de São José.

A chuva registrada, segundo a Funceme, faz parte da pré-estação chuvosa no Ceará, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro, quando acontecem os primeiros registros de precipitações mais intensas no Estado. As chuvas de pré-estação são causadas normalmente pela atuação e posicionamento favorável dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).

Esses sistemas meteorológicos são difíceis de prever em longo prazo (previsão climática com meses de antecedência) e por isso a Funceme orienta aos usuários que acompanhem diariamente a Previsão do Tempo.

Próximos dias

De acordo com a Funceme, há previsão de chuvas isoladas, nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, no sul do Ceará, entre a madrugada e o início da manhã. No decorrer do dia, céu ficará parcialmente nublado em todo o Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Realizada em Campos Sales e Salitre, IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA

De 12 a 14 de dezembro, a unidade da URCA de Campos Sales, realizou a IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA, com o tema: A MATEMÁTIC...