SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Salitre Ganha Primeira Sala de Cinema de sua Historia!!! Município de Salitre deverá receber em breve, um investimento importante no setor de entretenimento e cultura. Com obra já licitada, empresa que ficará responsável pela obra será a Construtora F.C.Serviços, Comércio e Representação LTDA. Depois do início das obras, empresa terá 120 dias para entregar à população daquele município, a Primeira Sala de Cinema da História de Salitre. Valor do investimento está em torno de 112 mil Reais. A Sala de Cinema de salitre ficará num local central próximo à Biblioteca Municipal.
MAPEAMENTO CULTURAL - CAMPOS SALES - CEARÁ A Secretaria da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campos Sales, está realizando o Mapeamento Cultural do Município, vale enfatizar que o mapeamento já foi realizado na gestão anterior tendo sido o mesmo extraviado, não tendo sido localizado pela atual Secretária ao assumir a pasta, faz-se necessário a realização de outro. A Professora e historiadora Rosemeire está coordenando as ações de pesquisa, principalmente sobre o patrimônio imaterial . A previsão é concluir o documento até o final do ano, a edição será entregue nas escolas e instituições para que possa servir de subsídio para pesquisas e conhecimento da comunidade.
1ª Bárbara de Alencar de Arte e Cultura 1º BARBARA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA - CAMPOS SALES - CE. Período de 20 a 25 de Novembro de 2011. Um espaço de difusão, promoção e valorização da produção cultural local e regional: artes visuais, audiovisual, literatura, palestras, folclore, dança, teatro, música. 1º BARBARA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA PARTICIPE! Realização: Prefeitura de Campos Sales, Secretária da Juventude, Cultura e Esporte e Secretaria de Educação. PARCEIROS: Centro Cultural Banco do Nordeste, Conselho de Pais, Associação do Guarani, SESC, SEBRAE, URCA, Universidade Patativa, Ministério Público - Comarca de Campos Sales, Conselho Tutelar, Grupo Época de Teatro, Associação de Arte Circense, GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Associação de Artesãos. Secretaria de Saúde, Secretária de Obras.
Adolescentes de Campos Sales são beneficiados com o Bolsa Esporte destaques/14295_1.jpg O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O Programa Bolsa Esporte tem como público alvo pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. O programa selecionou e concedeu bolsas a 1.737 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam dentro dessas características e necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. As bolsas terão validade máxima de um ano, a partir da data de concessão. Relação dos adolescentes de Campos Sales: · Antonio Vinicios do Nascimento Rodrigues · Victor Nogueira Feitosa · Robson Costa e Silva · Tomás dos Santos Silva · Maria Mireli da Silva Siqueira · Milene de Oliveira Bezerra · Ana Raine Alencar Tranquilino · Bruna Silva Cavalcante da Costa · Clemer de Alencar da Silva · Taline de Alencar Ribeiro · Ângelo Rodrigues da Silva · Antonio Willia Barbosa Ferreira
Auto-Escola Campos Sales já em plena atividade. Na ultima terça feira dia 24 de outubro, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará a portaria de nº 959/2011 do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, através do superintendente do órgão, Sr. João de Aguiar Pupo, autorizando o credenciamento do Centro de Formação de Condutores Campos Sales ltda., tendo como nome de fantasia Auto-escola Campos Sales, sendo essa a primeira auto-escola instalada na cidade e que atenderá toda a região, oferecendo os serviços de aulas práticas e teóricas para obtenção da primeira habilitação nas categorias (B) carro e (A) moto, bem como mudança de categoria. A localização da Auto-Escola Campos Sales é na travessa Maria de Lourdes Moraes, nº 13 ao lado do CSU – Centro Social Urbano, no centro da cidade. Estão à frente dos trabalhos os empreendedores Thiago Sousa, Fabio e Neto.

sábado, 29 de outubro de 2011

12 ADOLESCENTES DE CAMPOS SALES SÃO BENEFICIADOS COM O BOLSA ESPORTE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO ESPORTE  O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O Programa Bolsa Esporte tem como público alvo pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. O programa selecionou e concedeu bolsas a 1.737 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam dentro dessas características e necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. As bolsas terão validade máxima de um ano, a partir da data de concessão. Relação dos adolescentes de Campos Sales: · Antonio Vinicios do Nascimento Rodrigues · Victor Nogueira Feitosa · Robson Costa e Silva · Tomás dos Santos Silva · Maria Mireli da Silva Siqueira · Milene de Oliveira Bezerra · Ana Raine Alencar Tranquilino · Bruna Silva Cavalcante da Costa · Clemer de Alencar da Silva · Taline de Alencar Ribeiro · Ângelo Rodrigues da Silva · Antonio Willia Barbosa Ferreira.
Germano Correia Consegue mais Verbas para Educação!!! Recentemente o Prefeito de Araripe, Médico, Germano Correia esteve em Brasília, onde participou de audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Encontro foi agendado por Francisco Rocha (Rochinha), filho de Araripe e quem atua como assessor especial no Governo Dilma Roussef. Na audiência, ministro assumiu compromisso de destinar ao município de Araripe, entre 20011 e 2012, recursos da ordem de Cinco Milhões de Reais (R$ 5.000.000,00), que deverão ser utilizados em obras.
Cruz do Monte Recebe Obras Estruturantes! O Ponto turístico religioso mais importante da cidade de Araripe, passou por obras estruturantes que modificaram e melhoraram o acesso dos devotos e a infra-estrutura do local que serve aos fiéis de Frei Damião, como lugar de reflexão e agradecimento às graças alcançadas. A Cruz do Monte recebeu melhoramentos na pavimentação da estrada e no pátio na capela. Uma segunda etapa desse melhoramento se dará com a construção do muro de contenção da ladeira e o calçamento da rua Vila das Pedras. Obra está sendo possível graças ao compromisso do vereador Hildo, Prefeito Germano Correia e do Deputado Chico Lopes.
Campos Sales Realiza Conferência Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes! Com a participação de vários segmentos da sociedade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente(CMDCA), de Campos Sales, realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O Tema explorado Fo: “ Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente”. No Auditório da Secretaria de Trabalho e Inclusão Social, com as presenças do Prefeito, Paulo Ney; Primeira-Dama, Teresa Aguiar Martins; Paula Simão, Presidente do Conselho Tutelar; Monica de Oliveira Silva, representante dos adolescentes; Elionete Leite, vereadora; Tenente Tiago, Sub-comandante da 4ª CIA do 2º BPM e a Presidente do CMDCA, Katia Maria de Souza Pereira, a mesa solene recebeu a presença do Promotor de Justiça da comarca, Sérgio Henrique de Almeida Leitão. Promotor foi o palestrante sobre o tema. Antes da formação dos grupos de trabalho, formados por representes de toda sociedade, alunos do Programa AABB Comunidade, apresentaram o musical: “Os Saltimbancos” e o professor, Leonardo José da Silva, Diretro da Escola, Manoel Bezerra Fortaleza, do Distrito de Quixariú, apresentou a história que está concorrendo ao prêmio: VII Causos do ECA. Campos Sales concorre com cidades como Rio de janeiro e São Paulo, sendo hoje a décima cidade no Brasil, nesse Hanking de disputa. Ao final do evento, foram escolhidos, através de voto , os delegados que irão representar o município, na VIII Conferência Regional.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde realiza coleta de sangue em Campos Sales Policiais militares, professores, agentes de saúde, e muitos outros residentes da sede do município compareceram no dia de hoje, 24 de outubro, segunda feira, para doar sangue no auditório do Hotel Municipal, sendo esta a segunda campanha do ano realizado no município, através da Secretaria de Políticas para Saúde. Site Radio Cidade AM.
Bradesco inaugura agência em Campos Sales! Com a presença do Prefeito Paulo Ney; Primeira-Dama, Teresa Aguiar Martins; Secretária de Cultura, Magnólia Oliveira; Gerente do BNB, Moura; Capitão Vitor, Comandante da 4º Cia do 2º BPM, Gerente Regional do Bradesco, Expedito; Gerente de Negócios, Lopes; Supervisor do BVP(Bradesco, Vida e Previdência), Teles; comerciantes de Campos Sales e Região, foi inaugurada oficialmente a agência do Bradesco em Campos Sales. Depois de cerca de duas décadas, o Bradesco retorna ao município, atraído pelo crescimento econômico da cidade e de toda região do Cariri Oeste. Tendo como gerente a jovem, Ceilde, agência disponibiliza todos os serviços e produtos que o Bradesco trabalha com sua clientela. Expectativa é que a agência local possa servir, não só a Campos Sales e região do Cariri Oeste, mas também a clientes de cidades vizinhas do Piauí e Pernambuco. Campos Sales e região.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PREFEITO, GERMANO CORREIA EM BRASILIA: GOVERNO LIBERA RECURSOS PARA CALÇAMENTOS NO PAJEÚ No penúltimo ano de sua terceira gestão, o médico Germano Correia, Prefeito do Araripe, esteve recentemente em Brasília. Junto a seus representantes políticos no Congresso Nacional, ele solicitou a confirmação de recursos que servirão para dar continuidade às obras estruturantes que significam melhoria da qualidade de vida da população de seu município. Ruas do distrito de Pajeú serão contempladas com pavimentação por paralelepípedos. Prefeito confira que 300 mil Reais já estão liberados, não só para o distrito de Pajeú, mas também para outros distritos populosos. Vale salientara que hoje, o prefeito de Araripe atua também como vice-presidente da APRECE ( Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará).
ACCOCS realiza 9ª Expocampos. Foi realizada em Campos Sales, a 9ª edição da EXPOCAMPOS – Expofeira de Ovinos e Caprinos, sob a coordenação da ACCOCS – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Campos Sales. O Local da realização foi a AABB, onde reuniu amantes da atividade que tem alavancado o setor econômico da região. Abertura Oficial aconteceu com a presença de várias autoridades e parceiros da ACCOCS, como Ematerce, Adagri, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e criadores da Associação e de outras regiões como Quixadá, Serrita-PE, Pio-IX –PI, entre outros. Na oportunidade, houve palestra sobre o aproveitamento da mandioca na alimentação animal, com o engenheiro agrônomo, José Acácio de Morais. Já no dia 22, além das atividades culturais, houve mais uma palestra aonde foi abordado o tema manejo alimentar e sanitário de cabras leite, da cria à primeira parição, com o médico veterinário, Murilo Duarte de Oliveira. No Mesmo dia, no período da tarde, foi realizado julgamento de animais da raça Santa Inês, Dorper, Anlo-Nubiana e Bôer. À noite, para marcar o encerramento, foi realizado um desfile com apresentação de produtos fabricados pela Associação dos Artesãos do Municipio de Campos Sales e em seguida Forró Pé-de-Serra.
Reitora da Urca Otonite Cortez disse que já trabalha para que unidades descentralizadas se tornem campus avançado Presente ao 7.º Encontro de Radialistas, Jornalistas e Blogueiros do Ceará, evento que se deu no sábado, dia 22, no município de Icó, A Reitora da Urca Otonite Cortez ressaltou que não poderia faltar ao evento que marca a festa da democracia. Em entrevista ao radialista Orlando Duarte, a Professora Otonite Cortez disse que já trabalha na consolidação de uma seleção para suprir a carência de professores, passo importante para transformar as Unidades Descentralizadas em Campus Avançados, que irá representar mais autonomia, já existindo avançados entendimento junto ao Governo do Estado. Enalteceu a conquista da gratuidade nas Unidades Descentralizadas, primeiramente em Iguatú, depois Campos Sales e por último em Missão Velha, se constituindo num grande avanço, com muita inclusão social. Como cidadã acompanhou com preocupação os atos de violência no episódio no plenário da Assembléia Legislativa, quando da greve dos professores, teve aqueles fatos como radicais, infelizes, entendendo que cada um é responsável pelos caminhos que segue, porém que o diálogo deve estar sempre presente nas grandes discussões. Site: três Fronteiras.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Audiência itinerante debate ações de combate à insegurança em Campos Sales! Em Campos Sales, Presidente da Câmara de Vereadores, Afonso Carlos tomou iniciativa de realizar no sábado, dia 22, audiência pública itinerante, para discutir violência na zona rural. Será no Distrito de Quixariú. \justificativa para o evento, são as corriqueiras brigas de gangues, em razão do tráfico de drogas. Farão parte das discussões em torno do tema, autoridades políticas da região e representantes da Polícia Militar. Objetivo é definir ações que possam prevenir a ação da violência naquela comunidade e reprimir de forma mais eficaz, os infratores. São necessárias melhorias que possam diminuir, de forma significativa, a sensação de insegurança no município, principalmente na zona rural, como um todo.
O poeta popular Raimundo Nonato de França, o Di França, foi um dos contemplados entre os oitenta selecionados em todo o País para o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel/2010, Edição Patativa do Assaré, evento coordenado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Articulação Institucional, Diretoria do Livro, Leitura e Literatura. Participando na categoria de criação e produção, Di França concorreu com participantes de todo o Brasil, com cordel educativo, intitulado: Quem avisa amigo é, abordando de forma simples, coloquial e cômica, medidas preventivas sobre o tabagismo e o alcoolismo. Di França enfatizou, no seu trabalho, doenças que têm crescido na sociedade, fazendo uma reflexão sobre os malefícios do álcool e do fumo, como mais perigosas que o câncer, o HIV, o AVC e a diabetes. Para chegar a esse momento, Di França contou além do apoio dos órgãos já mencionados, com o incentivo do Conselho de Pais de Campos Sales, através do Ponto de Leitura Balaio de Contos e Cantos na Floresta do Bentevi.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Sales viverá 9º Campos Expofeira de Ovinos e Caprinos!
Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Campos Sales (ACCOCS), realiza nos dias 21 e 22 de outubro, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a nona edição da exposição de rebanhos caprinos e ovinos, além de discutir, através de palestras, temas ligados à agricultura da região do Cariri Oeste. Abertura Oficial acontecerá às 8hs da manha do dia 21. Às 9hs e 30min, ocorrerá Palestra sobre o aproveitamento da mandioca na alimentação animal, com o engenheiro agrônomo, José Acácio de Morais. No dia 22, além das atividades culturais, acontecerá palestra sobre manejo alimentar e sanitário de cabras leite, da cria à primeira parição, com o médico veterinário, Murilo Duarte de Oliveira. No Mesmo dia, no período da tarde, será realizado julgameno de animais da raça Santa Inês, Dorper, Anlo-Nubiana e Bôer. À noite acontecerá desfile com apresenção de produtos fabricados pela Associação dos Artesãos do Municipio de Campos Salese em seguida Forró Pé-de-Serra.

Audiência Pública dia 24 de outubro irá debater problemas da falda de água em Potengi

Potengi realiza, dia 24 de outubro, às 14hs, Audiência Pública no Fórum Dr. Luiz Rodrigues Neto. Obejtivo é discutir em debate, a falta de abastecimento de água no município onde alguns bairros e residências, ainda sofrem a falta de um sistema que atenda às necessidades dos moradores.

Iniciativa neste sentido, foi do advogado Jorge Luiz Guedes Granjeiro que depois de algumas reclamações e denuncias dos consumidores pretende sanar junto aos responsáveis da CAGECE, - Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, esse problema crônico na cidade.
Segundo o advogado, há mais de 10 dias, a CAGECE vem executando seus serviços de forma ineficiente. Grande parcela do município, principalmente da Vila Saraiva , Vila Campos, alem de outras comunidades da zona urbana estão, praticamente sem fornecimento de água potável.
Moradores afirmam ficar até quinze dias sem o abastecimento. Segundo relatos da população, os representantes da empresa, informam que estavam aguardando a chegada de um novo motor para novamente abastecer de forma satisfatoria, população. O motor atual não consegue abastecer toda cidade.
Três candidatos concorrem na eleição suplementar em Antonina do Norte
Depois das complicações políticas, que afastaram prefeito e vice, já esta definida data de eleição complementar que acontecerá no município de Antonina do Norte. Será no dia 13 de novembro. Informações extra-oficiais dão conta que deverão concorrer neste novo pleito, os seguintes candidatos:
*Prefeito: Dr. Joaquim Arrais
*Vice-prefeito: Dr. Júnior Maroto
- Coligação entre os partidos PMDB e PT
*Prefeito: Eron Matos Arrais
*Vice-prefeito: Aurélio
- Concorrendo pelo PP
*Prefeito: Antonio Filho (atualmente prefeito em exercício)
*Vice-prefeito: Antonieta Palácio
-Concorrem pelo PDT
A exemplo de outros municípios, que já realizaram eleição suplementar, Antonina do Norte, será mais um que terá novo gestor, num mandato tampão, um ano antes das eleições municipais de 2012. Ararendá e Icapuí, também realizarão eleição suplementar no dia 13 de novembro próximo.
Salitre realiza Conferência da Juventude

Foi realizada em Salitre, através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, que teve como tema central: JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS. Foram avaliadas as políticas públicas de juventude e apresentadas diretrizes nos sistemas municipal, estadual e nacional.
De acordo com o Secretário Alexandre Franklin, a Conferência abordou 4 eixos temáticos: Avaliação das PPJ’s e Diretrizes para o p´roximo período; Sistema Estadual de Juventude; Marco Regulatório e Sistema nacional de Juventude. Na oportunidade foram escolhidos cinco delegados para a Conferência Estadual.
Salitre realiza competição de Karatê

Com total apoio da Secretaria de Assistência Social local, foi realizada a I Copa Cariri-Oeste de Karatê. O evento aconteceu na quadra da Escola de Ensino Médio Waldemar de Alcântara, com a participação de aproximadamente 300 atletas. Objetivo maior foi proporcionar a todos, oportunidade de mostrar as habilidades adquiridas com a prática do esporte e também mostrar, disciplina, cordialidade e união com os demais municípios participantes. A competição foi dividida em dois estilos Kumite (luta propriamente dita) e Kata (sincronismo de movimentos) por idade e faixas.

Confira os resultados:
Shiai kumite
Até 10 Anos Mirim Masculino
1º Colocado: Felício
Infantil A Masculino
1º Colocado: Adimael
Infantil B Masculino
1º Colocado: Antonio Rodrigues
Adulto A Masculino
1º Colocado: Giliarde
Infantil Feminino 11 à 14 anos
1º Colocado: Esteffani
Master B
1º Colocado: Paulo Acenio
Master A
1º Colocado: Paulo Acenio
Master Masculino 35 anos acima faixa até verde
1º Colocado: Luiz Gonzaga
Adulto Feminino
1º Colocado: Jamile

Katar
Mirim Masculino
1º Colocado: Thiago
Infantil Masculino
1º Colocado: Adimael
Juvenil Masculino
1º Colocado:Welligton
Adulto A Masculino
1º Colocado: Erlindo
Infantil Feminino
1º Colocado: Melissa
Master A
1º Colocado: Leandro Paiva
Master B
1º Colocado: Chicão
Adulto Feminino
1º Colocado: Jamile

Ordem Demolay de Campos Sales Realiza Festa das Crianças!!
No dia 14 de outubro a Ordem Demolay de Campos Sales, Capítulo: Irmão Thiago Santiago Bezerra, realizou, na Escola Manoel Duarte de Sá Barreto, uma manha de recreação e e distribuição de brinquedos e bolo, em homenagem ao Dia da Criança. Atividade é realizada todos os anos pela Ordem Demolay de Campos Sales, que hoje conta com 30 integrantes, jovens na faixa etária de 12 a 21 anos e que seguem preceitos da Maçonaria, sendo, inclusive apadrinhada por maçons, que agem dentro da ordem, como conselheiros. Neste anao, eles contaram com a participação do Programa Pro-Jovem de Campos Sales, que realizaram atividades de recreação com as crianças da escola. A ordem de Campos Sales tem hoje, como Mestre Conselheiro, o jovem, Lucas Nogueira de Albuquerque, escolhido, através do voto direto, entre os membros do Capítulo.
A Ordem Demolay, em Campos Sales, sob a tutela da Loja Maçônica local, tem sido atuante na discussão de temas importantes entre a juvendute, sempre na realização de palestras nas escolas, das redes: Particular, Estadual e Municipal; além de encontros que reunem integrantes da ordem de outros municípios vizinhos, e ate de outros estados do Nordeste.
Oposição em Salitre Articula União para Próximas Eleições!
Em Salitre, nomes começam a surgir, visando as eleições municipais de 2012. A oposição busca unificar forças e fazer frente ao candidato da situação que deverá ser indicado pelo atual Prefeito, Agenor Ribeiro do PT. Depois do falecimento do ex-prefeito, Neoclides, a sua família anunciou apoio, em princípio, ao ome do atual vereador pelo PDT, Silvio Pinto. Mesmo com essa possibilidade, somente depois de pesquisa que será efetivada em dezembro, é que a família Pereira, definirá esse apoio ao Vereador Silvio Pinto (PDT). Na pesquisa projetada para o final do ano, serão avaliados pelos eleitores de Salitre, os nomes de Silvio Pinto e Dorisvalda Pereira, filha do falecido Neoclides. Ambos acreditam que o resultado da pesquisa apontará o nome que será indicado às eleições majoritarias de 2012, rumo à prefeitura do município. Cas essa união se confirme, a oposição em Salitre, contará ainda com o apoio dos vereadores: Dorgivan Pereira e Otoniel Oliveira, respectivamente, filho e genro do ex-prefeito Neoclides.
Igreja de Potengi realiza Coroação de Mãe Rainha nesta terça-feira, dia 18 de outubro às 19hs !

Mãe Rainha será coroada nesta terça-feira dia 18 de outubro às 19hs durante celebração de missa na Igreja Matriz de Potengi, presidida pelo Padre Cicero Caboclo. Potengi, assim como todos os municípios do interior do Estado, costuma realizar sempre evento religioso em datas pontuais como nesta terça-feira, dia 18 de outubro. Em momentos de dificuldades, principalmente quando o sol ainda castiga duramente os sertanejos, nada melhor do que um momento de reflexão religiosa para que o agricultor, usando de sua fé, peça graças à Mãe Rainha, no entido de que o inverno chegue logo. Evento religioso em Potengi, tradicioalmente, reune milhares de famílias católicas.

Chega Água em Comunidade Rural de Aiuaba!!!
No último sabado, 15 de outubro, o Prefeito Ramilson; vereadora Cleide, Dionísio, Presidente da Associação Comunitária Local e o Deputado Federal, Domingos Neto, entregaram à comunidade de Lagoa dos Vieiras, o Sistema de Abastecimento de àgua, a mais de cinquenta famílias que lá residem. Solenidade aconteceu na Escola José Cândido Bizarria. Moradores receberam, pela primeira vez, na história, a visita de um parlamentar federal. Num momento de descontração, depois da inauguração formal da obra, o Deputado, Domingos Neto, chegou a dar uma “palhinha musical, cantando ao lado de Arnaldo Farias. A população da localidade naos escondia o contentamento pelo benefício recebido, e agradeceu com faixas e cartazes, ao Prefeito ramilson e ao Deputado Federal, Domingos Neto, filho do Vice-Governador, Domingos Filho.

Araripe realiza Expo-Feira Agropecuária!
Nos dias 27, 28 e 29, em Araripe, acontece a I Expo-Feira Agropecuária, com objetivo de incentivar a divulgação e comercialização de produtos da agricultura familiar e amliar os rebanhos: bovino, caprino e ovino, dos municípios envolvidos. Durante evento ocorrem financiamentos bancários para compa de animais, difusão de tecnologias, além da melhoria do padrão genético dos rebanhos da região do Cari Oeste. Outros etores afins também se fazem presentes: apicultura, artesanto, mandiocultura, avicultura, suinocultura, equinos, enfim. Todos os setores têm espaço de exposição, comercialização e equipamentos provenientes dessas atividades. Exposição acontece sob a responsabilidade da Secretaria de De Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente do Município e a Associação Via Sertão. Patrocínio é do Banco do Nordeste. Durante os três dias de evento, além da exposição, comercialização e julgamento dos animais, acontece tambem atrações musicais no período da noite. Técnicos de órgaos como: Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado(DAS), BB, SFA, Sebrae, Ematerce, Adagri e Instituto Agropolos, ministram palestras sobre o tema.

9 veículos serão leiloados pela prefeitura de Campos sales.
O Prefeito Municipal de Campos Sales, após aprovação do Poder Legislativo sancionou a Lei que autoriza o executivo municipal a leiloar veículos e demais bens inservíveis de propriedade do município. Ainda não foi definida data, para realização do leilão, mas deve ser breve. Serão leiloados, três veículos, modelo Fiat Uno; Dois, modelo Gol; Um, modelo Kadett Ipanema; outro, modelo Kombi; uma moto Honda e outra Yamaha.
De acordo com o que reza lei sancionada, recursos auferidos com a venda dos bens, serão destinados à implantação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Campos Sales que conta com um trânsito totalmente desregrado, sem sinalização alguma e sem cumprir as normas legais que regem o trafego, na cidade, aguarada com ansiedade efetivação do Demutran local, como forma de normatizar de forma definitiva, esse setor tão importante para o bom andamento da ordem e paz no trânsito local.

1º BARBARA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA - CAMPOS SALES - CE. Período de 20 a 25 de Novembro de 2011. Um espaço de difusão, promoção e valorização da produção cultural local e regional: artes visuais, audiovisual, literatura, palestras, folclore, dança, teatro, música. 1º BARBARA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA PARTICIPE! Realização: Prefeitura de Campos Sales, Secretária da Juventude, Cultura e Esporte e Secretaria de Educação. PARCEIROS: Centro Cultural Banco do Nordeste, Conselho de Pais, Associação do Guarani, SESC, SEBRAE, URCA, Universidade Patativa, Ministério Público - Comarca de Campos Sales, Conselho Tutelar, Grupo Época de Teatro, Associação de Arte Circense, GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, Associação de Artesãos. Secretaria de Saúde, Secretária de Obras.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011



O Ministério Público Federal está investigando a utilização irregular de verbas federais em pelo menos 14 municípios cearenses. Até agora, foram instaurados 15 procedimentos administrativos no Estado para dar andamento à apuração de possíveis fraudes identificadas durante as fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU) e, se for o caso, oferecer denúncias contra os gestores na Justiça para que estes sejam processados por crimes contra o erário.

Após receber os relatórios de fiscalização da CGU que apontavam incidência de fraudes e irregularidades em pelo menos 1.641 convênios firmados entre a União e municípios de todas as regiões do Brasil, o MP Federal organizou um grupo de trabalho para averiguar as prestações de contas das prefeituras e, a partir daí, propor as denúncias cabíveis na Justiça.

Auditorias

Os casos foram divididos entre as sete procuradorias regionais da República, que têm a prerrogativa de propor ações judiciais contra prefeitos, conforme a localização dos municípios sob investigação. Uma primeira fase de análise das auditorias resultou em cerca de 40 denúncias judiciais e mais de 200 procedimentos administrativos instaurados para realizar uma investigação mais aprofundada. Os casos em que não foram confirmadas graves irregularidades foram arquivados.

Investigações

No Ceará, estão em andamento 15 procedimentos administrativos para averiguar se houve desvios de recursos repassados pela Funasa, Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a 14 municípios cearenses: Umari, Porangá, Pacujá, Nova Olinda, Morada Nova, Jucás, Jaguaribe, Itapagé, Ipaumirim, Frecheirinha, Crateús, Antonina do Norte, Alto Santo e Mombaça. As investigações não envolvem necessariamente os atuais prefeitos dessas cidades, tendo em vista que alguns casos em análise são antigos.

A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, do Ministério Público Federal, tem atuação em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe. Ao todo, estão em andamento 45 procedimentos de investigação sobre convênios firmados pela União com prefeituras desses estados.

O grupo de trabalho no País é coordenado pela procuradora regional da República em São Paulo, Janice Ascari. Conforme explicou a procuradora, o objetivo dessa ação integrada entre as procuradorias é otimizar as investigações para verificar a situação dos convênios que envolvem verbas federais e, consequentemente, processar criminalmente prefeitos que tenham causado prejuízo ao patrimônio público.

Processar

"A função do Ministério Público é processar criminalmente essas pessoas e lutar para que elas não fiquem impunes, mas objetivo maior é usar o Direito Penal como instrumento para garantir os direitos humanos. A partir do momento em que o prefeito recebe o dinheiro do convênio e não aplica como deve ser, a população fica prejudicada", salientou Janice, afirmando que já foram constatados centenas de casos em que o recurso liberado pelo Governo Federal não foi utilizado para sua finalidade. "Os prefeitos agora precisam ser responsabilizados por isso", argumentou.

A procuradora Janice Ascari informou, ainda, que os procuradores da república, que atuam perante as varas e juízes federais, também deverão contribuir com o grupo de trabalho, instaurando ações civis de improbidade. "Esse trabalho está sendo feito de forma coordenada por procuradores regionais da república, um de cada parte do País. Estamos, em cada procedimento, fazendo as diligências necessárias para a investigação. Em alguns casos, trabalhamos em conjunto com a Polícia Federal para instaurar inquéritos policiais. A ação deve continuar nos próximos meses para constatar a responsabilidade criminal dos prefeitos", disse Janice.

Distribuídos

Com o trabalho positivo que vem sendo desenvolvido, informa a procuradora, a CGU já enviou informações sobre 800 novos convênios em situação irregular. Conforme acrescentou, esses casos estão sendo distribuídos entre as procuradorias e serão analisados em uma segunda fase de trabalho.

Nos últimos anos, a CGU tem procurado intensificar as auditorias nos municípios através de sorteios públicos. Em 2008, foram seis municípios cearenses auditados em função dos sorteios e outros três por conta de uma fiscalização especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2009, o número de municípios fiscalizados no Ceará cresceu para nove por sorteio e três pelo PAC. No ano passado, pelo menos oito municípios cearenses foram auditados pela CGU. As irregularidades mais comuns constatadas nos relatórios correspondem a pagamento indevido de serviços e ausência de licitações.

Fonte: Diário do Nordeste .

Projeto leva às Escolas de Campos sales hitória de Bárbara Pereira de Alencar!

A ADMNISTRAÇÃO MUNICIPAL de Campos Sales, numa ação conjunta entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, implanta nas escolas da rede pública municipal e propõe adesão das escolas da rede particular e estadual de ensino o Projeto Educativo CONTANDO A HISTÓRIA DE BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR, O Projeto Cantando a História de Bárbara pereira de Alencar.

Idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura do Município, tem a finalidade de valorizar a história de Bárbara e suas contribuições no contexto social, político e cultural da cidade, da região e do país, a partir do resgate da sua memória, despertando e desenvolvendo a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz, e do seu principal legado de justiça e de equidade para o nosso povo.

É importante que se possa implantar, o mais rápido possível, toda história da nossa heroína na grade curricular das Escolas, visto que a maioria dos alunos não sabe nada sobre Bárbara de Alencar. Inclusive, sobre este assunto, o deputado estadual Moésio Loiola lamentou a falta de conhecimento dos nossos alunos.

O Projeto visa ainda, estimular a pesquisa, o resgate histórico, exposições, oficinas, seminários, entre outras atividades. Serão beneficiadas diretamente na rede pública municipal 15 escolas envolvendo cerca de 300 professores e 5.096 alunos e da rede Estadual de Ensino Médio: 1.263 alunos, da rede particular de ensino 763 alunos. O projeto visa contemplar também a rede particular e estadual de ensino.

Chagas Sousa.

Menino de 12 anos comanda programa de rádio no interior do CE!

O Dia das Crianças para Alan Cardoso dos Santos será de brincadeiras, mas também de muita responsabilidade. Nesta quarta-feira, o menino interrompe os festejos pela data às 14h para comandar o Som na Rua, programa que ele apresenta na rádio Casa Grande FM, de Nova Olinda (Ceará). “Aqui posso brincar e aprender coisas novas”, diz ele, que se diverte com os compromissos de adulto.

A emissora pertence a uma ONG (a Fundação Casa Grande) que mantém um museu e atende a 60 crianças – entre elas Alan – com programas sobre história, comunicação, arte e turismo. Na Fundação, que funciona desde 1992, os pequenos aprendem, produzem e transmitem conteúdo.

O garoto produz e apresenta o Som da Rua há seis meses. Em duas horas diárias de programa, Alan seleciona músicas de vários gêneros sem dispensar as preferências. “Toco de tudo, mas nunca deixo de colocar reggae”, confessa.

Alan também é guia do museu Memorial do Homem Kariri, gerente da Gibiteca (biblioteca de gibis) e integrante da equipe técnica do teatro da ONG, o Violeta Arraes. Para cumprir toda a agenda, durante a semana Alan fica meio período na Fundação por causa das aulas. No fins de semana e feriados, o menino diz que “corre” logo de manhã cedo e só volta para casa no fim da tarde.

Iguatunet





Multidão foi ao delírio quando o novo prefeito adentrou a Prefeitura Municipal!

A posse do novo prefeito de Fronteiras, marcada para a próxima quinta-feira, foi antecipada para segunda-feira, dia 10, um dia após a realização da eleição suplementar naquele município. Por determinação do juiz da 40ª Zona Eleitoral, Marco Antônio Mendes, o prefeito eleito Eudes Agripino Ribeiro e a vice-prefeita eleita, Antônia Jussara Gomes Alves de Sousa Lima tiveram seus diplomas expedidos ainda ontem e, com isso, foram empossados em seus cargos na Câmara Municipal.

O plenário ficou totalmente lotado e uma multidão se aglomerava em frente a sede do Poder Legislativo, para acompanhar o primeiro discurso de Eudes Ribeiro, na condição de prefeito de Fronteiras. O novo gestor agradeceu novamente a Deus e a todos que lhe acompanharam nessa jornada de 23 anos de política. Prometendo um governo norteado pela honestidade e austeridade no uso do dinheiro público, Eudes encerrou seu discurso dizendo que “agora será a vez dos mais humildes e necessitados”.

Da Câmara, o prefeito Eudes, a vice-prefeita Jussara, vereadores e outras autoridades se dirigiram a pé para a Prefeitura, seguidos da grande multidão que foi ao delírio quando ele adentrou o Paço Municipal e no seu gabinete fez a oração do Pai Nosso, conduzida por seu pai, o pastor Jaime Agripino.

ADMINISTRAÇÃO

Em entrevista a jornalistas de toda a região, como Picos e Campos Sales (CE), o prefeito Eudes Ribeiro disse que a prioridade de sua gestão será o setor da saúde, melhorando o atendimento e a resolutividade. Ele também anunciou a aquisição de uma nova ambulância para a locomoção de doentes até centros maiores, como Teresina, Crato ou Juazeiro, no Ceará.

Outra medida do novo gestor será mudar a sede da Prefeitura para um prédio que ofereça melhores condições de funcionamento. Com relação à equipe administrativa, Eudes Ribeiro informou que não vai promover grandes mudanças na equipe já nomeada pelo vereador Manoel Neto Pereira (Neto de Hermínio), no período em que o mesmo ocupou o cargo de prefeito. “Vamos manter a maioria dos nomes escolhidos pelo ex-prefeito Neto, que é nosso aliado” – disse.

BASE ALIADA

Além do vereador Neto de Hermínio, atual presidente da Câmara, o prefeito Eudes Ribeiro também conta com o apoio dos vereadores Luis Ribeiro Gomes (Luis do Riacho – PT), Samuel Agripino Ribeiro (PPS), Cícero Luz Alves (Cícero de Abdon – PDT) e Francisco Adail de Souza (PMDB), tendo assim maioria na Câmara Municipal.

Riachaonet.

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...